A rotatória multifuncional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Vimos, todavia, que, para muitos povos, o espaço está profundamente diferenciado segundo as regiões. È que cada região tem seu valor afetivo próprio”. –Émile Durkheim.
A Praça Flávio GomesSchermann é uma rotatória de ligação entre a Rua Boturoca e a Rua Iquiririm. É a principal via de acesso à Vila Indiana, situada no bairro do Butantã. Próxima à universidade de São Paulo e a poucos metros daAvenida Corifeu de Azevedo Marques, a praça recebe pessoas de todas as idades que passam por lá com diferentes finalidades. Pode-se então elaborar um simples sistema de classificação referente àorganização geral da Praça e seus arredores mais próximos.
A rotatória está entre duas ruas perpendiculares, neste caso 4 quarteirões compõem as esquinas no local. Poderíamos tratá-los como quadrantesoriginários de onde chega a população que ali passa. A imagem ilustra os quadrantes como A, B, C, e D.
Os quadrantes A e B são áreas residenciais onde estão as moradias da Vila Indiana, os outros dois(C e D), por conta da proximidade com a avenida caracterizam áreas comerciais; em suma a Praça reúne moradores do bairro, funcionários dos empreendimentos, clientela local, e visitantes que vão alazer.



De dia, a principal causa de atração é um supermercado situado em uma das esquinas. Sendo este mercado de alto poder aquisitivo, grande parte dos clientes chega de carro e causam levetrânsito nas imediações. Na hora de almoço é comum ver os funcionários de múltiplos comércios sentados nos bancos da praça assistindo a movimentação intensa. Os compradores, porém, costumam frequentar omercado algumas vezes por semana e sequer vão à praça a não ser por passagem.
Começa a primeira distinção: os compradores do supermercado, composto também por pais e mães de família, pessoas queocupam posições privilegiadas na sociedade, que fazem ali compras diariamente sabendo que irão pagar mais caro, não se misturam com quem fica na praça e vão embora logo após as compras. A praça tem...
tracking img