A riqueza do ouro em goiás

Páginas: 8 (1894 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
A riqueza de ouro em Goiás  
Goiás foi o segundo produtor de ouro do Brasil, bastante inferior a Minas – aproximadamente 1/6 – e um pouco superior a Mato Groso – talvez 10/7.
Em 1640, o Brasil tinha aproximadamente 170.000 habitantes, que conseguiam produzir e exportar 3,8 milhões de libras em ouro. Em 1740 havia nas minas mais ou menos 450.000 habitantes, que conseguiam produzir e exportar 3,8milhões de libras em ouro. Em 1740 havia nas minas mais ou menos 450.000 habitantes, que produziam e exportavam ouro no valor de 2,2 milhões de libras. A produção por habitantes na economia do açúcar era de 22 libras, e no tempo do ouro de 5 libras, isto é, quatro vezes menos.
Vemos por esta comparação que a época do ouro não foi tão rica, nem a produção tão grande como às vezes se pensa.Podemos perguntar. Esta riqueza para onde foi, que proveito trouxe para o Brasil e para Goiás?
Uma dos possíveis respostas pra essa pergunta é a de que o ouro foi para a metrópole e, de lá foi parar no bolso dos banqueiros e industriais ingleses, que ensaiavam, na época, a Revolução Industrial. Goiás pouco ou quase nada recebeu, pois, após o fim do curto período de mineração houve um processo deruralização da sociedade e definhamento e abandono das arraias e vilas. Alguns sumiram por completo, como é o caso de Ouro Fino.
Goiás pertenceu ate 1749 a capitania de São Paulo. A partir desta data, tornou-se capitania independente.
No Brasil, sempre que o rei concedia licença às bandeiras para buscar ouro ou prata ou outros metais exigia que pagassem o quinto, segundo a lei do reino.
O direito dorei ao quinto ninguém discutia, embora muitos mineiros pensassem que não estavam obrigados a pagar impostos e procurassem evita-los mediante o contrabando.

Goiás é o terceiro maior produtor nacional de soja

Localizado na região Centro-Oeste, na qual a atividade agropecuária tem grande destaque, Goiás apresenta extensas áreas de pastagens e lavouras. Quase metade do território goiano éformada por latifúndios rurais, ou seja, propriedades com mais de mil hectares.

Em 2008, a contribuição de Goiás para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi de 2,5% e, no âmbito regional, sua participação foi de 27,6%.
A composição do PIB goiano é a seguinte:

Agropecuária: 11%
Indústria: 27%
Serviços: 62%

A agropecuária goiana tem grande importância no cenário econômico nacional, umavez que sua produção de carnes e grãos impulsiona a exportação estadual.

Goiás é um dos maiores produtores de tomate, milho e soja do Brasil. Responsável por 33% da produção nacional de sorgo, Goiás é o principal produtor desse grão no país. Outros cultivos importantes são: algodão, cana-de-açúcar, café, arroz, feijão, trigo e alho.
A pecuária, por sua vez, está em constante expansão. O estadopossui, atualmente, o terceiro maior rebanho bovino do país. O aspecto negativo com relação à agropecuária é que ela é a principal atividade responsável pela destruição do bioma Cerrado, visto que desencadeia constantes desmatamentos e degradação do solo.

Goiás também possui reservas minerais. Entre essas, destacam-se os municípios de Minaçu (extração de amianto), Niquelândia e Barro Alto(níquel), além de Catalão (fosfato).

A indústria goiana é responsável por 27% do PIB regional, esse setor da economia vem se diversificando constantemente. A cidade de Goiânia, capital do estado, abriga boa parte dos complexos industriais. Outras cidades que se destacam são: Aparecida de Goiânia, Anápolis, Catalão, Rio Verde e Itumbiara.

O Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) possui o maiorpolo farmoquímico da América Latina, abrigando também, indústrias alimentícias, automobilísticas, têxteis, além de possuir o único porto seco brasileiro.

O turismo é outra atividade de fundamental importância para a economia goiana. As cidades de Caldas Novas e Rio Quente, principais estâncias hidrotermais do país, atraem milhares de visitantes. O turismo histórico é cultuado na Cidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Século de Ouro em Goiás
  • O apogeu do ouro em goiás
  • mercantilismo
  • Cidades Coloniais ( Ouro Preto
  • Riqueza
  • Goias
  • goias
  • goias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!