A revolução do Termocouro

911 palavras 4 páginas
Leathertech

Termocouro

Compósito termoplástico

Histórico - -De há muito tempo existem substâncias que combinam caracteristicas antagônicas para um resultado final acima do que se espera de substâncias puras.
O exemplo mais antigo e típico é a madeira que não passa da combinaçao de fibras de celulose que apresentam alta resistência à tração com resinas naturais , em geral chamadas de ligninas que unem estas fibras em proporções diferentes dando as mais diversas caracteristicas das diversas madeiras. Com o aparecimento de resinas fenólicas como o baquelite ( marca registrada da Dupont ) logo se notou que elas apresentavam boa dureza mas pouca resiliência , ou seja ,eram friaveis, rompiam-se facilmente quando submetidas a choques .
Não demorou a alguém catalizar estas resinas mescladas a fibras (madeira , algodão , etc) e obteve se materiais com caracteristicas especiais. Nasciam os compósitos sintéticos, sendo que um dos mais conhecidos exemplos é o Celeron.
Com a chegada de resinas termofixas como o poliester , epoxis , estervinilicas etc a versatilidade de poderem ser curadas a frio abriu um grande leque de utilisações que quando foram agregadas à fibra de vidro que apresentava uma altissima resistência à traçao com baixo peso começou se uma nova era na área de materiais.
Paralelamente os termoplásticos sofreram uma evolução enorme porém a utilização de termoplásticos combinados em forma de compósitos sempre sofreu uma série de dificuldades técnicas ,encarecendo demais e tornando viáveis a apenas uma gama pequena de utilidades. E uma vez sem reforços de fibras estes termoplásticos sofrem limitações fisicas como baixa resistência mecânica e pouca estabilidade dimensional.
Porém os termoplásticos apresentam uma caracteristica interessante que é a de se poder ser refundidos e utilizados em

Relacionados