A Revolu o Agr cola job

658 palavras 3 páginas
A Revolução Agrícola
A revolução agrícola foi o intenso processo de mudanças tecnológicas, sociais e econômicas que se manifestou em quase toda a Europa e em algumas regiões de colonização europeia, entre o século 18 e o início do século 20.
Vale dizer que ela não ocorreu de uma hora para outra, mas foi um processo decorrente das modificações que já vinham ocorrendo no sistema agrícola desde o final da Idade Média. Os avanços desta revolução ocorreram na Inglaterra e também em suas colônias na América e Ásia.

Causas principais: - Aumento populacional na Inglaterra, que demandava um aumento da produção para suprir as necessidades do mercado consumidor inglês. - Fortalecimento e amadurecimento do sistema capitalista, que buscou não somente na indústria (Revolução Industrial), mas também no campo o aumento dos lucros na produção e comercialização de gêneros agrícolas. - O aumento da necessidade de produção de matéria-prima para a indústria têxtil: o algodão. Este devia ser produzido, principalmente nas colônias inglesas como, por exemplo, os Estados Unidos. Para que a produção fosse eficiente, foi necessária a adoção de técnicas agrícolas mais avançadas. - Lei dos Cercamentos de Terras, que tirou grande parte das terras que estavam nas mãos de pequenos proprietários, que praticavam a agricultura de subsistência, passando as para ricas famílias aristocratas que tinham capacidade financeira para investir na grande produção agrícola. Principais características (avanços) - Substituição do sistema de produção agrícola extensivo pelo intensivo, gerando assim maior produtividade no campo (produção em larga escala). - Adoção do sistema de rotatividade de culturas, evitando o desgaste do solo, mantendo-o quase sempre fértil. - Utilização da semeadoira mecânica, inventada no começo do século XVIII pelo agricultor e inventor Jethro Tull. Esta máquina facilitou e tornou mais eficiente a distribuição das sementes pelo campo.

Etapas da Revolução Agrícola

Relacionados