A revolução industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia
Licenciatura em Estudos Europeus e Relações Internacionais

Mário António Rosa de Matos Oliveira – Aluno nº 20087695

Índice de conteúdos
Índice de conteúdos
Índice de Ilustrações
1. Introdução
1.1. Antecedentes - Sociedade pré-industrial:
2. Conceito
3. O modelo inglês
4. Difusão da revolução industrial
4.1. O Caso Francês4.2. O Caso dos Estados Unidos
4.3. O Caso da Grã-Bretanha
4.4. O Caso da Bélgica
4.5. O Caso da Alemanha
5. A revolução agrícola
6. Demografia
6.1. Demografia histórica
6.2. Crescimento da População
6.3. Causas da revolução demográfica do século XIX
6.4. Factores da revolução demográfica
6.5. As migrações; Do campo para a cidade – êxodo rural
6.6. As migraçõesintercontinentais
7. Bibliografía

Índice de Ilustrações

Ilustração 1- Capa da obra de Engels "Situação da classe trabalhadora em Inglaterra"
Ilustração 2 - Karl Marx
Ilustração 3 - Friedrich Engels
Ilustração 4 - Edward Jenner, médico que descobriu a vacina antivariótica

1.Introdução

O tema de investigação desenvolvido neste trabalho monográfico é a Revolução Industrial, também designadade Industrialização; consiste numa transformação profunda, a mais radical desde o período neolítico, dos sistemas de trabalho e da estrutura da sociedade e ocorreu na segunda metade do século XVIII, em Inglaterra, difundindo-se depois a outras nações europeias.
Passou-se do velho mundo rural ao mundo das cidades tentaculares, do trabalho manual à máquina, da oficina à fábrica. Os trabalhadoresrurais abandonam os campos e deslocam-se para trabalhar nas cidades, enquanto o trabalho artesanal desaparece quase completamente; surge uma nova classe de profissionais, empreendedores, técnicos; nas concentrações industriais surge também o proletariado, massa de mão-de-obra que trabalha com máquinas que não são suas. Tudo se transforma: trabalho, mentalidades, grupos sociais.
Não é um processorepentino, como o de uma revolução política, mas um processo duradouro; Também não é apenas um processo de industrialização já que se produzem mudanças igualmente duradouras quer na agricultura quer na sociedade. Trata-se de um complexo conjunto de fenómenos.
Esta revolução está na base do mundo contemporâneo e qualquer acontecimento relevante ocorrido no mundo desde meados do século XVIII estárelacionado de modo mais ou menos directo com esta transformação.
Alguns dos traços que se consideraram definitivos da revolução industrial podem também ser encontrados em períodos anteriores como acontece com a instalação de pequenas fábricas e a utilização de força motriz na fabricação. Desde a revolução industrial que se produz uma mudança quantitativa: da oficina com vários operáriossalta-se para a grande fábrica com centenas de trabalhadores, da vilória com algumas dezenas de vizinhos passa-se à metrópole com dezenas e até centenas de milhar de habitantes. Mas as mudanças definidoras parecem ser qualitativas. É a essência da sociedade industrial que evolui de modo continuado; cada mudança suscita a necessidade de outra mudança num processo dinâmico.
Se bem que a revoluçãoindustrial arrastou consigo problemas como o empobrecimento dos operários e a acumulação de benefícios dos empresários, estudos realizados por diversos historiadores chegam a dois tipos de interpretações do sucedido por causa da revolução industrial: A primeira corrente conclui que subiu o nível de vida e os operários não foram prejudicados, inclusive alguns melhoraram significativamente a sua situação. Asegunda corrente sustenta que pelo contrário as condições de trabalho e a vida operária se deterioraram.

Neste trabalho vou-me debruçar essencialmente na caracterização global do fenómeno histórico e na apreciação mais detalhada de alguns aspectos que muitas vezes são abordados de modo mais ligeiro. Refiro-me a uma panorâmica sobre a revolução industrial em distintos países da Europa e nos...
tracking img