A revolução de 30 e a era vargas - um resumo

A Revolução de 30 e a Era Vargas

Em meio aos desentendimentos das elites oligárquicas de São Paulo e Minas Gerais, o fim da política do café-com-leite, a GrandeDepressão e a baixa nos preços do café, o levante armado liderado por Getúlio Vargas que resultou na deposição do presidente Washington Luís, o Brasil desencadeouuma fase de profunda transformação: A Revolução de 30.
Liderada por Getúlio em 1930, a Era Vargas como ficou conhecida iniciou uma gigantesca mudança na economia ena sociedade brasileira.
A modernização conservadora de Vargas foi marcada por um governo autoritário, violento e repressor, cujo Estado era o interventor epromotor do desenvolvimento e onde a Constituição em vigor e o Congresso Nacional foram “depostos” e substituídos.
Em contra posição a sua face tirana de poder,Vargas ficou conhecido como “Pai dos Pobres” ao abraçar as causas trabalhistas atendendo a reivindicações tais como férias, jornada de trabalho de oito horas,aposentadoria entre outras.
A ele também foi atribuída a criação dos ministérios da Educação e Saúde e o do Trabalho, Indústria e Comércio, a industrialização com fortenacionalismo e protecionismo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e a campanha “O Petróleo é Nosso”.
Depois de sua ascensão ao poder por um golpe de estado,Getúlio encontrou-se obrigado a implementar o Estado Novo para se manter no cargo. Sua liderança só termina definitivamente em 1954 com uma crise política e seusuicídio.
Getúlio Vargas estabeleceu uma identidade nacional que valorizou o trabalho e inseriu a sociedade brasileira no contexto do capitalismo urbano-industrial.
tracking img