A revolta de atlas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DE LIVRO

TÍTULO: Atlas Shrugged (A Revolta de Atlas)
AUTOR: Ayn Rand





O livro a Revolta de Atlas é a obra definitiva de Ayn Rand no campo da ficção. É um monstro intimidante demais de mil e cem páginas que tem o poder de cativar a atenção do leitor na maior parte desta extensão. Foi um trabalho que durante 11 anos ocupou a autora, tendo sido publicado no ano de 1957, naesteira do seu sucesso anterior, o livro A Nascente.
Lendo sobre a autora percebe-se como o contexto geopolítico da época e sua trajetória individual contribuíram para a construção do ideário eajudaram a moldar a obra. Tendo nascido na Rússia e vivido a aurora da revolução bolchevique e a ascensão do comunismo, Ayn Rand decidiu por emigrar, se instalando nos Estados Unidos. Viveu um períodoonde, principalmente nos anos que antecederam a publicação da obra, o mundo via a disseminação da moral e ideologias que submetiam o individuo ao estado e o obrigavam a se sacrificar pela coletividade.Liberdade intelectual e direitos individuais estavam em cheque.
É nesse contexto que, utilizando-se de uma habilidade tremenda como escritora, uma narrativa poderosa e uma mensagem forte, Ayn Randse esmera na produção de um romance nos moldes do que se chama de distopia: uma ficção sombria onde, quase que em uma redução ao absurdo, ideias e convenções sociais são levadas ao limite, de modo aexpor sua impossibilidade e consequências negativas. A obra serve de aviso de que o socialismo, a solidariedade forçada e a democracia que perverte a lei de forma a permitir que uns vivam às custasdos outros, desincentivam o trabalho produtivo e desafiam a racionalidade humana.
Na obra a autora nos apresenta o país onde ela viveu a maior parte de sua vida, em um período de tempo nãoespecificado, mas que transmite ao leitor uma sensação de se ambientar na década de 30 ou 40, onde tecnologias como o rádio e as ferrovias ainda são as formas convencionais e mais utilizadas de comunicação e...
tracking img