A reutilização dos elementos do film noir na atualidade

4290 palavras 18 páginas
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – João Pessoa – PB – 15 a 17/05/2014

A Reutilização dos Elementos do Film Noir na Atualidade1
Luiza Carolina Silveira Pereira de Figueiredo SANTOS2
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

RESUMO
Os anos 1950 marcaram a história do cinema com um novo estilo de produção hollywoodiana, o film noir. Seu forte contraste e saturação, aliados a uma iluminação peculiar, davam “cor” ao preto e branco das histórias de suspense e terror de enredo característico marcado por uma grande reviravolta e encenado por personagens tipos.
Essa vertente do cinema foi tão forte que, mesmo após a sua “decadência” devido à demasiada reprodução, continuou influenciando a produção cinematográfica, e iconográfica, através do neo-noir e de homenagens ou sátiras ao estilo.
Palavras-chave: film-noir; adaptação; caracterizações.
Objetivo
Analisar o as características de enredo, personagens e imagem do chamado estilo film noir para identificá-las em produções tradicionalmente pertencentes à estética – no caso, Double Indemnity, Kiss Me Deadly e The Third Man – das décadas de 1940 e
1950, e compará-las a produções modernas de adaptações do estilo da década de 1980 aos anos 2000 – Who Framed Roger Rabbit?, Cool World, Sin City e The Spirit.
Introdução
A produção cinematográfica norte-americana das décadas de 1940 e 1950 possuía algumas características que se repetiam de filme para filme. Aquilo que era uma tendência no cinema hollywoodiano, não se sabe ao certo se foi aleatória ou proposital, acabou sendo identificado pelos críricos franceses como um novo estilo filmes, o denominado film noir. Esta nova forma de produção ganhou o nome de noir (negro) graças às imagens de forte contraste em preto e branco que propiciavam um clima sombrio, dramático e misterioso ao cenário da trama.
A Segunda Guerra Mundial contribuiu bastante

Relacionados

  • O Expressionismo Alemão e suas Múltiplas Derivações Americanas
    62618 palavras | 251 páginas
  • cursodeportugusjurdico 140324142030 phpapp01
    83259 palavras | 334 páginas