A retorica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADM 012, Ra: 484741

Meyer, Michel. A unidade da retórica e seus componentes: éthos, páthos, logos. In: MEYER, M. A retórica. São Paulo: Ática, 2007.


Èthos é a imagem de si, o caráter, apersonalidade, os traços de comportamento, a escolha de vida e os fins. Orador é aquele que deve ser capaz de responder às perguntas que suscitam um debate, e é esperado que ele responda bem, poisestudou para tal. Éthos é uma excelência que não tem objeto próprio, mas se liga à pessoa, à imagem que o orador passa de si mesmo e que o torna exemplar aos olhos do auditório. É o orador comoprincípio (e também como argumento) de autoridade. A ética do orador é seu “saber específico“ de homem, esse humanismo liga-se ao que o orador é e o que ele representa. Podemos concluir que o éthos é o pontofinal do questionamento. Não podemos mais identificar pura e simplesmente o éthos ao orador pois ele é um domínio, um nível, uma dimensão, o éthos é aquele com quem o auditório se identifica, e assimconsegue que as respostas por ele apresentadas sejam aceitas. É preciso distinguir o éthos imanente, que é a projeção da imagem que deve conter o éthos aos olhos do pathos de um éthos não-imanente ouefetivo. O orador pode jogar com a defasagem entre esses dois éthos ou com a identidade entre eles, a fim de manipular o auditório. O éthos se refere ao páthos e ao Logus, atestando valor moral em umarelação com o outro. O único objetivo do orador é de sinalizar para o outro que ele conhece a resposta e que o auditório pode confiar nele.
Se o éthos se refere às respostas, o páthos é a fontedas questões e estas respondem a interesses múltiplos, os quais dão prova para as paixões, emoções e opiniões. A emoção transforma a pergunta que é feita em resposta, e conseqüentemente a colore demúltiplas tonalidades (temor, esperança, ódio, etc). A paixão enquanto resposta anula essa questão, transformando-a em tonalidade particular, a indiferença da paixão em relação ao problema exterior e a...
tracking img