A reta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ELETROSTÁTICA
É o estudo das cargas elétricas em repouso, sendo que os primeiros registros desta ciência datam de 600 a.C.. Fenômenos que envolvem essa área do conhecimento são; blindagem eletrostática; equilíbrio eletrostático; capacitância por placas paralelas e por eletrólise; eletrização por atrito, contato e indução e a atração e repulsão entre corposeletricamente carregados. Começaremos esclarecendo cada um dos fenômenos listados anteriormente para em seguida relatarmos os experimentos realizados:
Atrito
Esta forma de eletrização ocorre normalmente com materiais considerados isolantes. Ao esfregarmos um material em outro, um deles perderá elétrons, ficando carregado positivamente, e o outro receberá elétrons, ficando carregadonegativamente.
Contato
Na eletrização por contato é necessário que pelo menos um dos dois corpos seja condutor de eletricidade, o que melhora a distribuição das cargas pelo corpo, e esteja carregado eletricamente. A eletrização será máxima se os dois materiais forem condutores, pois as cargas vão fluir até o equilíbrio eletrostático.
Indução
É a eletrização por aproximação dos corpos. Precisa de um corpocondutor neutro pra ser utilizado como induzido e um corpo carregado para ser usado com indutor. O efeito ocorre aproximando-se os corpos e induzindo a polarização do corpo neutro.
Atração e Repulsão
A atração ocorre entre corpos com cargas de sinais opostos e a repulsão ocorre entre corpos com cargas de mesmos sinais.
Equilíbrio Eletrostático
Diz-se de quando não existe movimento ordenado decargas elétricas.
Blindagem Eletrostática
Condutores carregados e isolados geram blindagem eletrostática. Para explicar melhor essa blindagem, pode-se dizer que quando uma casca condutora é carregada eletricamente, toda a carga fica concentrada na superfície externa, e o campo elétrico e a carga elétrica dentro da casca são nulos.
Se houver uma carga externa próxima, a carga na casca sedistribuirá de modo desigual, mas o campo interno continuará nulo. Se a casca for neutra, uma carga oposta deve se acumular na superfície interna, mas ainda assim o campo interno é nulo. A região interna é completamente livre das influências elétricas externas.
Um exemplo de superfície metálica condutora que engloba um volume, como descrito acima, é a Gaiola de Faraday. Todo campo elétrico de uma gaiolade Faraday é devido apenas às cargas internas. O nome é devido a Michael Faraday, que demonstrou esse fato e construiu a primeira gaiola desse tipo em 1836. Estruturas como túneis e elevadores funcionam como gaiolas da Faraday, e podem bloquear sinais de celular e rádio.

Capacitância
A capacitância, chamada também de capacidade elétrica, medida em função das placas de um capacitor é umagrandeza escalar determinada pela quantidade de energia elétrica, que pode ser acumulada por uma tensão e pela quantidade de corrente elétrica. A capacitância é diretamente proporcional à área das placas e inversamente proporcional à distância entre elas, cuja fórmula para um capacitor de placas paralelas é:

C=(kε_o A)/d
Sendo:
k = constante dielétrica do ar (1,0054).
C = capacitância medida emFaraday (F).
A = área das placas idênticas (π.r²).
= constante de permissividade no vácuo (8,854.10(-12) F/m).
d = distância em metros entre as placas.
Capacitor de Placas Paralelas
Um capacitor é um dispositivo de um circuito elétrico, no qual tem a função de armazenar as cargas elétricas e consequentemente, a energia potencial eletrostática. Tal dispositivo é constituído de duas peças,chamadas de armaduras ou placas, onde entre estas existe uma substância isolante que no capacitor de placas paralelas é o ar comum, com alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica, chamada de dielétrico.
Os capacitores podem ser utilizados de diversas formas, como por exemplo, em uma câmera fotográfica, onde ele possui a função de armazenar a energia necessária para produzir o...
tracking img