A ressignificação da gestão escolar na eeem profª nair de nazaré lemos a partir do processo de reelaboração do seu projeto político pedagógico a ressignificação da gestão escolar na eeem profª nair de nazaré lemos a

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O trabalho propõe-se a apresentar os resultados da intervenção na gestão de uma escola pública estadual, localizada na cidade de Altamira, com a finalidade de refletir sobre uma nova relação entre gestão, escola e democracia, como aprendizado político-pedagógico na forma de organização e participação interna e externa à escola. O foco central deste estudo é o processo de re-significaçãoda gestão escolar a partir da vivência coletiva de re-elaboração do seu projeto político pedagógico, cuja compreensão de sua materialidade na escola universo da pesquisa, foi vivenciado, através da imersão do pesquisador no chão da escola, que demandou um ir e vir permanente entre realidade, referencial teórico, realidade (dados empíricos, reflexão dos dados, dados reelaborados) que levou aconstrução do conhecimento sistematizado, o qual colocamos à disposição dos educadores como contribuição para fortalecer o debate, a reflexão, a construção e reconstrução de conhecimento sobre a temática. O interesse e que possamos juntos - pesquisador e comunidade escolar – reverter a lógica autoritária em que se estruturam as concepções e prática dominantes de organização e gestão escolar. O textoevidencia também a efetivação da gestão democrática como aprendizado coletivo que deve considerar a necessidade de repensar a organização escolar, tendo clara a importância desta na vida das pessoas, bem como os processos formativos presentes nas concepções e práticas que contribuam para a participação efetiva e para o alargamento das concepções de mundo, homem e sociedade dos que dela participam.Palavras-chave: Gestão democrática; participação; projeto político pedagógico; práxis.




INTRODUÇÃO
A equipe do projeto de intervenção do curso de Especialização em Gestão Escolar (EaD) desenvolveu este trabalho na EEEM Professora Nair de Nazaré Lemos, no período de agosto de 2008 a agosto de 2009. O trabalho de intervenção foi proposto como atividade obrigatória da Sala Projeto Vivenciale, por conseguinte, base para o Trabalho de Conclusão de Curso. Inicialmente o trabalho esteve sobre minha coordenação e a partir da apresentação da proposta à comunidade escolar, passou também a contou com a participação da equipe gestora da escola e de outros colaboradores. Convém ressaltar, que o projeto não recebeu na fase de execução, apoio financeiro de nenhuma instituição, apenas contoucom a parceria de profissionais que colaboraram intelectualmente no processo de discussão e re-elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola.
A idéia básica do trabalho de intervenção gira em torno do processo de re-elaboração de um Projeto Político Pedagógico para a escola, que contribuísse para re-significar o papel da gestão e a orientasse para uma atuação mais democrática eparticipativa, considerando que vários problemas relacionados a gestão foram identificados na etapa de diagnóstico da realidade situacional, que afetam diretamente a forma como o processo de ensino-aprendizagem vêem sendo desenvolvido ao longo dos anos nessa unidade escolar. Refere-se, à lógica autoritária e centralizadora sobre a qual se estruturam as concepções e práticas dominantes de organização e gestãoescolar.
O contado com a literatura sobre a temática, a inserção dos cursistas no chão da escola, possibilitaram a vivência e a discussão de questões fundamentais para a intervenção, assim configuradas: a) O processo de gestão escolar e o desempenho dos alunos; b) A organização do trabalho na escola e o desempenho dos alunos; c) O tipo de relação desenvolvida com a comunidade do entorno e nointerior da escola e o desempenho dos alunos.
O trabalho de intervenção foi desenvolvido com o objetivo de oferecer a direção da escola e a comunidade escolar, uma nova visão de como conduzir o trabalho de planejamento da proposta de formação para uma escola pública que verdadeiramente tem como propósito ser democrática e popular. Além disso, o trabalho oportunizou aos cursistas a experiência de...
tracking img