A responsabilidade social do profissional contabil

Páginas: 7 (1704 palavras) Publicado: 17 de março de 2013
RESUMO
Busca-se conhecer sobre a responsabilidade social do profissional contábil. O mesmo suscita extremo questionamento por parte da sociedade globalizada em plena contemporaneidade que se insere. Esse estudo parte da problemática em conhecer como se da à responsabilidade do profissional para com seu meio social. Entendemos que esse profissional deve tomar para si a essência daresponsabilidade social como ferramenta principal na execução de sua profissão e tarefas. Sendo assim ele traz aos indivíduos da sociedade uma ideia e uma postura de profissional competente que age não só pensando em suas técnicas adotadas, mas também de forma honesta e de extremo compromisso social. Trata-se de um estudo bibliográfico em que por meio da seleção dos textos, citação, leitura, construiu o estudoem questão. Como base teórica recorremos aos estudos de Antonio Lopes de Sá (2004), Lazaro plácido Lisboa (1997), Adele Queiroz (2003).
Palavras-chave: Responsabilidade Social, Ética Profissional, Profissional Contábil.

O presente estudo tem o objetivo de esclarecer o bom conhecimento da responsabilidade social do profissional de Ciências Contábeis. O mesmo tem a finalidade de passar ao leitorsegurança em relação ao conhecimento estudado e analisado. A razão de ser deste estudo traz o andamento no cotidiano do contador em suas responsabilidades para com a sociedade, permitindo assim, um maior interesse das pessoas que procurarem seus serviços, passando segurança e confiança para as mesmas. Dessa forma, a colaboração desse profissional para com o meio social é de suma e extremaimportância, pois ele é também considerado um médico para as empresas, ou seja, a cura dos problemas econômicos da sociedade. A responsabilidade social é, sobretudo, uma iniciativa, um comprometimento de todo ser humano. Falar em responsabilidade social além de ser um assunto de extremo questionamento em varias áreas do conhecimento traz uma ideia de compromisso a sociedade em que esta inserida. Vivemosem um século que varias são as questões que afetam o meio ambiente que atrai os desgastes ambientais. Além desses fatores, percebe-se a falta de estrutura no planejamento educacional, vemos também a miséria, a fome e a falta de compromisso com a sociedade em que se situa ao meio e convívio social. Quando se fala em responsabilidade social, ela não esta ligada apenas em conceitos e relação aosfatores ambientais, mas também de um homem para com uma determinada organização onde exerce a sua contribuição social.
“A responsabilidade social suscita uma série de interpretações, para alguns representa a ideia de responsabilidade ou obrigação legal; para outros é um dever.” (Queiroz, 2003, pag.5).
Há um confrontamento de ideias entre as pessoas em relação à responsabilidade social. Enquanto paraalguns ela se distingue apenas como uma obrigação, para outros ela passa a ser um dever do qual o profissional deve adotar para ter êxito em sua ética profissional. Apesar de ampla a significação do termo, nota-se que ela chega a um consenso do qual se conceitua como uma obrigação, um dever e um compromisso para com a organização em que trabalha e para com a sociedade em que esta inserida.
Como aresponsabilidade social suscita vários questionamentos e percebe-se neste contexto que ela não é atribuída somente às questões ambientais, nota-se que ela é uma responsabilidade que deve ser prestada também por profissionais contábeis.

A profissão contábil consiste em um trabalho exercido habitualmente nas células sociais com o objetivo de prestar informações e orientações baseadas naexplicação dos fenômenos patrimoniais ensejando o cumprimento de deveres sociais, legais, econômicos, tal como tomadas de decisões administrativas, alem de servir de instrumentação histórica da vida da riqueza. (SÁ, Antonio Lopes, 2004, pag.36).

Percebe-se que a responsabilidade do profissional contábil esta ligada a muitos fatores, além de cumprir com suas obrigações administrativas ele deve,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL CONTABIL
  • AS RESPONSABILIDADES (CIVIL, CRIMINAL, FISCAL E SOCIAL) QUE O PROFISSIONAL CONTÁBIL DEVE ASSUMIR
  • 1. Responsabilidades do profissional da área contábil
  • Responsabilidade social e profissional do professor
  • Ética Profissional e Responsabilidade Social
  • Ética profissional e responsabilidade social da empresa
  • Os desafios do Assistente Social como “Profissional de Responsabilidade Social Empresarial”
  • Perícia contábil judicial: uma responsabilidade ética e social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!