A RESPIRA O NA MULHER GRAVIDA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Constituído por um par de pulmões e por vários órgãos, o sistema respiratório é responsável por conduzir o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses vários órgãos são:fossas nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.
Logo no início da gravidez, ocorre a dilatação dos capilares ao longo da árvore respiratória. Isso leva a um edema emalgumas partes do sistema (nasofaringe, laringe, traqueia, brônquios). A voz então se modifica, e a respiração pelo nariz se torna mais difícil.


















O SISTEMA RESPIRATÓRIO DA GESTANTECom o aumento do útero, o diafragma se desloca cerca de 4 cm para cima e a grade torácica se desloca para cima e para as laterais.·
O diâmetro transverso da caixa torácica aumenta cerca de 2cm, e operímetro do tórax aumenta cerca de 6cm. Esse aumento não é o suficiente para que o volume residual consequente da elevação do diafragma seja compensado.·
O movimento do diafragma durante a respiração dagestante é maior, e o volume de ar que entra e sai aumenta consequentemente.
Os músculos da parede do abdómen apresentam um tônus diminuído e o padrão respiratório tende a se tornar mais diafragmático,ou seja, o diafragma é o principal responsável pela saída e entrada de ar dos pulmões, funcionando como uma bomba respiratória.
A entrada e saída de ar dentro dos alvéolos aumentam cerca de 65%. Acapacidade inspiratória aumenta de 5 a 10%, atingindo um valor máximo pela 22 a 24 semanas de gestação.
A complacência pulmonar não sofre alterações, enquanto as vias aéreas ficam com uma característicade conduzir o ar aumentada, e a resistência do pulmão diminui, devido a acção da progesterona.
A dispnéia fisiológica da gestante é determinada pela hiperventilação fisiológica, mediada pelaprogesterona. Além disso, ocorre dilatação capilar ao longo da árvore respiratória, levando a edema da nasofaringe, laringe, traqueia e brônquios o que torna a respiração pelo nariz mais difícil. O útero...
tracking img