A Resit Ncia Eletrica Resistencia Ohmica E N O Ohmica Lei De Ohm

Páginas: 4 (964 palavras) Publicado: 1 de junho de 2015




Física Experimental III

Experimento:
A resistência elétrica, Resistência ôhmica e não ôhmica, Lei de Ohm.

Grupo:
Jonas Nogueira de Mello Mat:201403156875
João Guilherme Gomes Mat:201301141259
Turma: 3006 Data: 27/04/2014


Resumo
Neste experimento iremos determinar a relação entre a diferença de potencial aplicada aos extremos de um resistor e a intensidade de corrente que circulapelo mesmo, identificar e construir a curva característica de um resistor Ôhmico observando que a resistência elétrica será constante.

Introdução

A lei de Ohm
Essa lei recebeu esse nome emhomenagem a George Simon Ohm. Físico alemão, Ohm viveu entre os anos de 1787 e 1854. Em 1827 ele apresentou uma lei sobre a resistência dos condutores, lei essa que anos mais tarde ficou conhecida como Lei deOhm. Ohm em seus experimentos demonstrou que a corrente elétrica, que circula em um resistor metálico, é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada nos terminais dele. Matematicamentea lei de Ohm pode ser escrita da seguinte forma:
V = R. i
Onde R é a resistência do material metálico. Resistência significa a dificuldade que ocondutor apresenta à passagem de corrente elétrica. A unidade de potencial é o volt (V), da resistência é o ohm (Ω) e o da corrente é o ampère (A).
A equação descrita acima é válidasomente para os casos em que o valor do resistor é mantido constante, podendo somente a tensão e a corrente variar em proporções iguais. Nesses casos o resistor é chamado de resistor ôhmico. Caso atensão e corrente não variem na mesma proporção, dizemos que o resistor que não obedece à lei de Ohm, sendo assim é chamado de resistor não-ôhmico.

Resistores
Um resistor, submetido a diferentestensões, apresenta correntes elétricas com diferentes intensidades.



Dizemos que um condutor obedece à primeira lei de Ohm quando ele apresenta uma resistência elétrica constante, quaisquer que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei de ohm e resistencias elétricas não ôhmicas
  • resistência ôhmica e não ôhmica, lei de ohm
  • Resistência Elétrica e Lei de Ohm
  • Relatorio de resistencia ohmica e não ohmica
  • Relatório 2
  • LEI DE OHM E POTÊNCIA ELÉTRICA
  • Lei de Ohm e Potencia Eletrica
  • Corrente elétrica e lei de Ohm

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!