A resistencia dos indianos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A resistência dos indianos contra o domínio inglês era antiga. Mas depois da Primeira Guerra Mundial essas lutas ganharam fôlego e direção. Durante essa guerra, a Inglaterra pediu à Índia matérias-primas e soldados e, em troca, prometeu maior autonomia administrativa aos hindus. Os hindus aceitaram e cumpriram sua parte;a Coroa Britânica não.

A decepção com os ingleses, o desemprego nascidades e a existência de milhões de camponeses sem terra facilitaram a penetração das idéias da Gandhi, o principal líder da luta pela independência na Índia.

Para combater a dominação britânica, Gandhi propunha a resistência pacífica por meio de uma solução original: a desobediência civil. Ou seja, recomendava aos indianos que não pagassem impostos e não comprassem produtos ingleses e também quedesobedecessem às leis que os discriminavam dentro da sua própria terra. O objetivo era não cooperar com os colonizadores, isolando-os e enfraquecendo-os.

O principal partido de oposição ao domínio inglês na Índia era o Partido do Congresso, fundado no final do século XIX, liderado por Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nehru. Os muçulmanos, que formavam 24% da população da Índia na época, eramliderados por Mohammed Ali Jinnah. Esses três líderes defendiam a não-colaboração com o colonizador inglês.



Mahatma Gandhi (1869-1948)

Com o fim da Segunda Guerra, aumentaram os movimentos populares pela independência. Agravou-se também o conflito entre hindus e muçulmanos que propunham a formação de um Estado separado da Índia.

Jawaharlal Nehru (1889-1964)

Pressionado pelos indianos edesgastado pelo conflito contra o nazismo, o governo inglês reconheceu a independência da região. Pela Lei de Independência, aprovada em 15 de agosto de 1947, o território da Índia ficava dividido em dois países: República da Índia, de maioria hindu, e República do Paquistão (Oriental e Ocidental), de maioria muçulmana. Em 1971, o Paquistão Oriental constituiu um país separado, Bangladesh.

Adivisão foi feita em meio a grande desordem, com violentos conflitos entre hindus e muçulmanos causando a morte de 10 mil pessoas. O próprio Ghandi foi vítima dessa violência: em 30 de janeiro de 1948, foi assassinado por um fanático hindu, que o acusava de ser tolerante demais com os muçulmanos. Morria, assim um dos maiores líderes pacifistas de todos os tempos.

INDIA-REVOLT/CELEBRATION

Em1858, após a vitória dos ingleses sobre a revolta dos Cipaios, a Índia foi transformada oficialmente em colônia da Inglaterra, submetida à autoridade de um vice-rei nomeado pelo governo britânico. Cerca de dois terços do território da Índia passaram a ser administrados diretamente pelos ingleses, enquanto o terço restante era constituído por mais de 500 pequenos principados submetidos agovernantes locais, conhecidos como marajás. A população do pais estava dividida em 3 mil castas e subastas, que falavam 15 línguas e 845 dialetos e possuíam diversas religiões, sendo as principais o hinduismo e o islamismo.

O movimento nacionalista indiano era liderado pelo Partido do Congresso, fundado em 1885 e dirigido por Jawaharlal Nehru. Após a Primeira Guerra Mundial ocorreram tanto oenfraquecimento do colonialismo inglês quanto a ascensão do nacionalismo indiano, que se influenciaram mutuamente.

A partir de 1920 o Mahatma Gandhi assumiu a liderança das gigantescas mobilizações populares contra as autoridades britânicas na lídia. Essas campanhas se caracterizaram pela desobediência civil, não-violência e resistência passiva, atingindo o apogeu durante a Segunda Guerra Mundial, Opoderio militar e econômico inglês, após esse conflito, encontrava-se grandemente abalado e a Inglaterra mostrava-se incapaz de manter a dominação colonial na Índia, vendo-se assim obrigada a conceder a independência ao pais- As vésperas da emancipação da Índia, em 1947, 150 mil ingleses dirigiam uma multidão de 400 milhões de habitantes dos quais 280 milhões hindus e 115 milhões muçulmanos, que por...
tracking img