A reserva remunerada proporcional do policial militar e suas principais causas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A RESERVA REMUNERADA PROPORCIONAL DO POLICIAL MILITAR E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS
CABRAL, Bruno Rezende
CHAVES, José Antônio Gomes

RESUMO: este artigo procura entender as principais causas que fazem com que muitos dos policiais militares do Estado de Mato Grosso requeiram suas transferências para a reserva remunerada proporcional, não aguardando, portanto, completarem os trinta anos decontribuição previdenciária exigida pela legislação estadual. Dentre as principais causas elencamos a existência de um plano de carreira que não permite uma ascensão funcional regular, más condições de trabalho, o pouco reconhecimento pela Instituição pelos trabalhos prestados e as oportunidades extra Corporação que possibilitam um incremento na renda familiar.
Palavras-Chave: reserva remuneradaproporcional. Plano de carreira do policial militar. Condições de trabalho. Reconhecimento profissional. Guarda Patrimonial.
ABSTRACT: this article seeks to understand the main causes that cause many of the military police of the State of Mato Grosso requiring their transfer to the reserves paid in proportion, not waiting, thus completing the thirty years of pension contributions required by state law.The main reasons for the existence of a cast with a career plan that does not allow a regular career advancement, poor working conditions, little recognition for the work provided by the institution and the extra opportunities that enable a corporation increase in family income.
Key-words: bearing proportional reserve. Plan a career military policeman. Working conditions. Professionalrecognition. Asset Guard.

INTRODUÇÃO
A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, assim como qualquer outra instituição pública ou privada, necessita ter em seus quadros, profissionais cada vez mais qualificados para que possam prestar o seu serviço à sociedade da melhor forma possível.
Contudo, para se ter bons profissionais, não basta só o decorrer do tempo, e as experiências vividas no dia-a-diaprofissional, obviamente que outros fatores são necessários para uma pessoa torne-se um bom profissional.
No Estado de Mato Grosso, um policial militar para ser transferido para a reserva remunerada deve contribuir com a previdência estadual por um período de trinta anos para perceber o seu subsídio no valor integral, se homem, e vinte e cinco anos, se mulher.
Para ser transferido para a reservaremunerada proporcional o militar estadual deve contribuir, no mínimo por um período de vinte e cinco anos, se do sexo masculino e vinte anos, se do sexo feminino, sendo que conte respectivamente com no mínimo vinte e quinze anos de serviço como militar estadual, e perceberá seu subsídio proporcional ao tempo trabalhado, correspondendo cada ano de contribuição previdenciária a um dia de trabalho nomês.
Na Polícia Militar de Mato Grosso muitos policiais não estão esperando o período de trinta anos para serem transferidos à reserva remunerada, e com isso perde o Estado, a Polícia Militar, que deixa de ter em seus quadros profissionais qualificados e experientes de forma precoce, tendo ao mesmo tempo, que completar seu efetivo com novas contratações, gerando mais gastos ao erário, e tambémperde a sociedade, que deixa de ter o serviço prestado por profissionais experientes.
Esta situação nos chamou a atenção e fez surgir o seguinte questionamento: A inexistência de um plano de carreira claro, as más condições de trabalho, pouco reconhecimento pelo trabalho realizado na instituição e outros serviços extra Corporação como a Guarda Patrimonial e outros serviços (bicos), têm feito comque os policiais militares requeiram a transferência para a reserva remunerada proporcional?
A pesquisa justifica-se pelo fato de demonstrar, ou pelo menos tentar, quais são as principais causas que tem levado parte considerável do efetivo policial militar a ser transferido para a reserva remunerada antes de completar trinta anos de contribuição previdenciária e esta Informação além de servir...
tracking img