A republica livro vii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A República – livro VII
· A ALEGORIA DA CAVERNA
1. Descrição de uma realidade, na qual pessoas são criadas dentro de uma caverna e têm uma visão parcial apenas do mundo real que é o exterior dacaverna, apesar de acreditarem na veracidade do que veem.
2. O homem que conseguisse sair da caverna, isto é, descobrir a verdadeira realidade, não seria levado a sério pelas outras pessoas dacaverna, pois estes não podem enxergar a verdade, podendo aquele ser tido como louco ou até ser morto.
· O SENTIDO DA ALEGORIA
1. Os homens que conseguem sair da caverna (ir ao mundointeligível) não desejam mais voltar e partilhar das “miseráveis visões humanas”.
2. É preciso que haja um “desenvolvimento das virtudes da alma” visto que o homem possui em si a faculdade de aprender.3. É preciso haver uma preparação das melhores naturezas para que estes saiam ao mundo inteligível, conheçam a verdade e depois voltem ao mundo sensível, se adaptem novamente a este e, com isso,governem.
a) Os governantes hão de ser filósofos. (pois os filósofos veem a justiça e não a sobra da justiça)
· NATUREZA DAS CIÊNCIAS MAIS INDICADAS À FORMAÇAO DO FILÓSOFO
1. Como fazer ohomem chegar a ser um filósofo? Quais ciências lhes ensinar?
a) ARITMÉTICA: é necessária na arte da guerra; a aritmética ajuda distinguir objetos ou características que se observados a luz dossentidos podem ser confundidos ( ex: o pesado e o leve é algo relativo: 50 kg para uma pessoa é pesado, mas para um caminhão é leve, daí a aritmética permite que se faça essa distinção); desenvolve ainteligência: estimula a capacidade de abstração;
b) GEOMETRIA: eleva a alma ao mundo das ideias ao passo que permite conceber seres “eternos”: quadrado, triangulo..; é, também necessária naarte da guerra;
c) ESTEREOMETRIA: resumidamente as mesmas qualidades da geometria – ainda era uma ciência em estudo;

d) ASTRONOMIA: assim como as anteriores, eleva a alma à...
tracking img