A republica do cunani e a resistencia quilombola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ-UVA

ADINOR MACEDO NUNES
JOCIANE ROCHA DE SOUSA
MAURILO MARTINS PELAES

A REPÚBLICA DO CUNANI E A RESISTÊNCIA QUILOMBOLA

SANTANA
2009
ADINOR MACEDO NUNES
JOCIANE ROCHA DE SOUSA
MAURILO MARTINS PELAES

A REPÚBLICA DO CUNANI E A RESISTÊNCIA QUILOMBOLA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UniversidadeVale do Acaraú-UVA, como requisito para obtenção do grau de Licenciatura Plena em História, sob orientação do professor: Esp. Glaudinei Luiz Peterle.

SANTANA
2009
FOLHA DE APROVAÇÃO

ADINOR MACEDO NUNES
JOCIANE ROCHA DE SOUSA
MAURILO MARTINS PELAES

A REPÚBLICA DO CUNANI E A RESISTÊNCIA QUILOMBOLA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado àUniversidade Vale do Acaraú-UVA, como requisito para obtenção do grau de Licenciatura Plena em História, sob orientação do professor: Esp.Glaudinei Luiz Peterle.

Avaliado por:

Coordenador do curso de História
Profº Esp. Flávio Domingues Costa

Orientador
ProfºEsp. Glaudinei Luiz Peterle

Membro
Profº Esp. Ricardo M. Rodrigues
Data: ____/_____/_____
Nota___________
SANTANA
2009

Dedicamos este momento, primeiramente a Deus, fonte de toda criação. A nossa família, que com seu imenso amor nostornaram capazes de acreditar e seguir nossos ideais.

[pic]AGRADECIMENTOS

Meus sinceros agradecimentos a minha amada mãe, Maria dos Reis Bento Macedo, por todo o apoio e dedicação que a mim foi investido. Aos meus amigos (as), de graduação que me apoiaram durante minha caminhada, ao professor Ricardo Rodrigues, pela sua amizade e apoio. E meus francos agradecimentos ao meu orientador,professor Glaudinei Luiz Peterle, por ser bastante atencioso com a minha pessoa, na realização deste trabalho.
(Adinor Macedo Nunes)

A minha adorada família, Obrigada por todo incentivo, pelas demonstrações de amor e compreensão. E meus mais sinceros agradecimentos aos meus amigos (as) de graduação, e ao professor Glaudinei Luiz Peterle, pela demonstração de incentivo para a realizaçãodeste momento.

(Jociane Rocha de Sousa)

A minha amada e adorável esposa, Dinalva Diniz Sacramento, pela dedicação, compreensão e o mais importante, que foi o incentivo dedicado durante o decorrer do curso. A minha família, em especial a minha mãe, Maria José Martins, que mesmo distante sempre torceu pelo meu sucesso acadêmico e profissional. A meus amigos, que sempre se fizerampresentes nos momentos de dificuldades, em especial ao acadêmico Adinor Macedo por ter ensinado o verdadeiro valor da amizade.

(Maurilo Martins Pelaes)

“mocambos e quilombos não só se espalhavam e cresciam, mas também, aperfeiçoavam suas estratégias de defesa e proteção”.

Flavio dos Santos Gomes

RESUMO

Durante o séculoXIV, a Europa estava passando por uma profunda crise econômica, pela ausência de metais preciosos, e novas rotas comerciais para as índias, isso fez com que as nações européias se alastrassem ao mar desconhecido para concretizar seus objetivos, sendo que Portugal e Espanha foram os primeiros a conseguirem estas finalidades através das grandes navegações, descobrindo novas rotas comerciais para asíndias, conquistando vários territórios como a América que durante muitos anos foi alvo de conflitos, especialmente entre Franceses e portugueses, que disputavam as terras que viriam a ser o Brasil, sobretudo após a independência do Brasil, onde os conflitos passaram a ser entre brasileiros e franceses, pela disputa de terras na região do Cabo Norte, onde se estabeleceram diversos quilombos,...
tracking img