A representação da alegoria nos contos Young Goodman Brown e My kinsmann, Major Molineaux de Nathaniel Hawthorne

4474 palavras 18 páginas
UNIVERSIDADE DE COIMBRA
FACULDADE DE LETRAS – LÍNGUAS MODERNAS

A representação da alegoria nos contos
Young Goodman Brown e My Kinsman, Major Molineux de
Nathaniel Hawthorne

Elaine Guimarães Santos

Coimbra
2011

2

1.Introdução

Nathaniel Hawthorne nasceu em Salem, Nova Inglaterra, nos Estados Unidos em
1804, era bisneto de um dos juízes na época de caça às bruxas. Entre seus antepassados estava John Hawthorne, que participara de um julgamento das feiticeiras em 1692. Conta-se que John sofreu uma maldição e isso impressionou muito Nathaniel e inspirou grande parte de seus escritos. Estudou com Franklin Pierce, que se tornaria presidente dos EUA e seus escritos baseavam-se, em sua maioria, em histórias relacionadas ao puritanismo. Começou sua carreira literária com a publicação de short stories em jornais e revistas. Mais tarde, com The
Scarlet Letter, o autor é reconhecido e torna-se parte do cânone norte-americano. Muitos escritores renomados o consideravam um grande nome da literatura, inclusive Henry James chegou a afirmar certa vez que Hawthorne "is the writer to whom his countrymen most confidently point when they wish to make a claim to have enriched the mother-tongue".
Em relação a seu estilo literário, sentiu-se atraído pelo transcendentalismo, assim como qualquer outro escritor da Nova Inglaterra. Entretanto, se preocupava mais com o mundo real do que com o passado, ou seja, o presente é o momento mais importante e interessante para ser contado, mais significativo do que qualquer outro evento do passado.
Muitos o consideravam um radical e essa significância ao mundo presente pode ser verificada em muitas obras do autor, principalmente em seus contos. Os primeiros eram narrativas alegóricas e simbólicas que problematizavam a história colonial do Novo Mundo e refletiam suas preocupações em relação às imperfeições humanas.
O tom simbólico e o caráter alegórico de muito da fortuna literária de Hawthorne denota seu

Relacionados