A representação do negro nos livros didáticos

Páginas: 10 (2378 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
Universidade

Estadual de Londrina

Larissa Costa correia
PRISCILA VANESSA PICCININ
TAYARA CLAUDIA CUNHA
VITOR HUGO DE OLIVEIRA

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS

LONDRINA
2009

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS

Trabalho apresentado à disciplina Educação e Diversidade, referente à avaliação do 4ºBimestre, e ministrada pela professora Simone Moura do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

LONDRINA
2009

A Representação do Negro em Livros Didáticos

Introdução

Produzida e veiculada por vários meios que rodeiam a nossa vida, incluindo, principalmente, o ambiente escolar, a discriminação afeta a vida dos alunos ainda em processo de formação identitária.Assim, percebendo que os livros didáticos possuem forte influência na educação, realizou-se um estudo com imagens e expressões de racismo, presentes em livros didáticos, percebendo se estes trabalham com a questão da discriminação e verificando de que forma a pessoa negra é representada socialmente nestes. Assim, apresenta-se como se constatou que, para a formação de alunos que saibam respeitar asdiferenças, há a necessidade de um trabalho com essa questão em sala de aula, bem como uma maior preocupação com a formação de professores.
No Brasil, país em que, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2008 apontou que, no ano passado, pela primeira vez, mais da metade da população brasileira - 50,6% dos habitantes - se declarou parda ou negra, apesar da existência de movimentosorganizados para o combate ao racismo, ainda hoje os afrodescendentes vêm sendo discriminados por indivíduos que se dizem superiores apenas pelo fato de serem brancos.
A nomenclatura afrodescendente aqui utilizada refere-se tanto aos negros quanto aos pardos, uma vez que o Instituto Brasileiro Geográfico Estatístico (IBGE) classifica negros e pardos em uma mesma categoria deafrodescendente. Além disso, a distinção entre eles acerca da obtenção de vantagens sociais e de outros bens e benefícios é, tão insignificante estaticamente que podemos agregá-los numa única categoria, a de negros, uma vez que o racismo no Brasil não faz distinção significativa entre negros e pardos, como se imagina no senso comum.
Em consequência da discriminação e do preconceito contra pessoasafrodescendentes, o racismo já está interiorizado em nossa sociedade. Dessa forma, a identidade nacional foi e continua sendo construída sem a devida valorização da cultura negra, o que pode ser comprovado pelo fato de que é comum percebermos, hoje, a sua negação, inclusive pelos próprios afrodescendentes, os quais se julgam, muitas vezes, de raça inferior à do branco.
Ao adentrarmos o espaçoescolar, observamos que, lá, a situação não é diferente. Isso pode ser explicado se considerarmos que o tema, dificilmente, é abordado nas escolas, pelo fato de os livros didáticos não fornecerem, muitas vezes, embasamentos para trabalhos e reflexões sobre o assunto em sala de aula e, também, pela falta de formação dos professores, os quais, na sua maioria, se julgam despreparados para tratar doassunto.
Sendo assim, objetivou-se realizar um estudo observando se os livros didáticos fornecem subsídios para a inclusão do tema da diversidade em sala de aula e de que forma isto é feito ou se, pelo contrário, fortalecem a questão da desigualdade racial, vindo a prejudicar a formação da identidade dos alunos.
O estudo partiu da análise do livro didático público Sociologia – Ensino Médio daSecretaria do Estado da Educação do Paraná, restringido ao tema da diversidade étnico-racial, observando se os textos e ilustrações propõem atividades com os aspectos étnico-raciais, se valorizam as diferenças entre as raças e se propõem reflexões acerca de questões étnico-raciais.
Neste trabalho então, chegou-se à percepção da extrema importância de levar para a sala de aula discussões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • livro didático e representação do negro
  • Representação da áfrica e do negro no livro didático de história
  • Representação Indígena nos Livros Didáticos
  • Ausencia do negro no livro didático
  • O negro no livro didatico
  • O Negro na Educação e nos Livros Didáticos
  • A representação do Indio no Livro didático de História
  • A representação do índio no livro didático de História

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!