A república

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A REPÚBLICA – LIVRO VIII

Na obra de Platão, Livro VIII existe a discussão acerca da cidade, na qual são avaliados os tipo de governo existentes: timocracia, democracia, oligarquia e tirania, sendoque as outras constituições estariam entre as mencionadas. Todas são examinadas quanto à sua presença em nível de publico e individual, ainda na intenção de comparar dentro delas o homem mais justoao mais injusto, levando ao cabo a pesquisa acerca da natureza e benefício da justiça.
Com relação ao homem na democracia, já haviam constatado que ele era bom e justo (544 e). Sócrates propõe queseja examinada em seguida a constituição que privilegia as honras (timocracia) e o homem tal como ela, depois a oligarquia e o homem oligárquico, seguindo com a democracia e o democrático e, finalmente,a tirania e seu correspondente no homem (545 e).
A timocracia, sendo decorrente da aristocracia, é, pois a rebelião dos descontentes, que coloca de lado os melhores no governo e na guerra e projetahomens ávidos por riquezas, opera mudanças na forma de governo. É assim designada porque dá a entender que as outras constituições são inferiores à reinante nela, uma vez que surgem de sua corrupção.De um lado, os antigos governantes valorizam a virtude e a constituição anterior; de outro, é difícil achar homens zelosos e íntegros para os cargos de governo entre os restantes. Pois eles serãoávidos de riqueza e a valorizarão no particular enquanto a regulam no publico, descuidando, além disso, das Musas e da ginástica. Em síntese, tanto tal governo quanto o homem correspondente a ele são ummisto de bem e mal, o que caracteriza essa forma de governo.
A oligarquia é examinada na cidade e no homem que a ela se assemelha. É a forma de governo que tem por critério de participação no governoo censo – um mecanismo que permite apenas os ricos no governo, ventando aos pobres essa possibilidade. O homem, na busca pela riqueza, termina por valorizá-la mais que a virtude, organizando o...
tracking img