A república - platão

Páginas: 40 (9888 palavras) Publicado: 4 de maio de 2011
A República - Platão

Nome: Náiade Martins Ramos

Platão, cujo nome verdadeiro era Aristocles, nasceu em Atenas no ano de 427 a.C. e faleceu em 348/349 a.C. Sua família era de pessoas politicamente importantes, tendo vivido desde cedo nos bastidores da política. O nome de Platão lhe foi dado por causa de seus ombros muitos largos. É considerado um dos mais influente filósofos e seu pensamentoinfluênciou toda filosofia Antiga e Medieval. Era o mais brilhante e conhecido discípulo de Sócrates, com quem aprendeu a desmascarar os sofistas, como quem se utilizava da palavra independente da verdade. Sua principal preocupação era o conhecimento das verdades essenciais, as quais ensejam os princípios éticos do mundo social da Grécia antiga.
Sua obra, “A República”, é um diálogo escritopor Platão, como se fosse Sócrates quem está a discursar, onde ele expõem suas idéias, principalmente o sonho de uma vida harmônica, fraterna, que dominasse para sempre o caos da realidade. Sua teoria política amadurecida defende a aristocracia intelectual e não a hereditária, nem nobiliárquica. Afirmava que: "Os sábios deverão dirigir e governar, e os ignorantes deverão segui-los." Ele descreve oMito da Caverna, o que é um filósofo e como é uma sociedade justa entre outras idéias.
Ele cria a sociedade ideal através de diálogos sobre leis e determinar como constituir uma sociedade justa, como determinar sua organização, seu governo e quais qualidades seus governantes deveriam ter. A educação avaliaria as aptidões de cada um. O Estado ideal se forma de acordo com as conclusões obtidasdurante o diálogo. Platão apresenta uma reflexão sobre como deve ser governada uma cidade dentro do principio de justiça, usando o método de argumentação de Sócrates. É uma resposta aos defeitos da democracia ateniense do seu tempo.
Platão idealiza uma cidade de pura racionalidade representada nas figuras dos dirigentes e guardiães. Os discípulos são dóceis e capazes de renúncias impostas pela razão.O príncipe é filósofo e personaliza perfeitamente o demiurgo terreno. Ele reconhece a utopia desse projeto no final do livro IX de sua obra. Os trabalhadores não eram cidadãos por não participarem da contemplação teórica da verdade nem da práxis política. Platão tenta ligar o destino das pessoas ao destino da cidade.
A República se divide em dez livros onde Platão expõe seu pensamento do queseja o Estado ideal. Sócrates debate diversos temas, desde as vantagens e desvantagens da velhice, passando pelo tema central que é o discurso sobre justiça e injustiça, passando pela cidade ideal, os filósofos, o mundo sensível e inteligível, até as conclusões sobre o destino da alma.

LIVRO I

O Livro I começa com a ida de Sócrates ao Pireu para participar de uma festa religiosa em honra deÁrtemis. Vai até a casa de Polemarco a seu pedido e encontra-se com o pai dele. A conversa entre Sócrates e Céfalo é a respeito das vantagens e desvantagens da velhice.
Céfalo lamenta perder o que mais lhe trazia prazer afirmando que com o amadurecimento muda o caráter e citando Sófocles diz que a vida não é só lamúria, o mais importante para ser feliz na velhice é o caráter das pessoas,

“seelas forem sensatas e bem dispostas, também a velhice é moderadamente penosa; caso contrário, quer a velhice, quer a juventude, serão pesadas a quem assim não for.” (PLATÃO, A República, p. 13 – 14).

Sócrates dialoga com Céfalo sobre a justiça, o qual afirma que justiça é ser justo é não adquirir bens ilícitos e nunca faltar com a verdade. Esse diálogo se transforma numa conversa a respeito davirtude da justiça.
Com a saída de Céfalo, Polemarco entra no diálogo e afirmar que a justiça é fazer bem aos amigos e o mal aos inimigos, restitui a cada um, o que lhe é de direito, ao que Sócrates responde ser necessário distinguir, antes, entre os verdadeiros e os falsos amigos e inimigos, para não haver engano. O homem justo deve agir como tal e não apenas parecer justo. Sócrates tenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A república de platão
  • República de Platão
  • A República de Platão
  • República de platão
  • republica de platao
  • Platão
  • A república de platão
  • Republica de platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!