A renuncia do papa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A renúncia do Papa e a Igreja

iniciou nesta quarta-feira, 6 de março, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na Gávea, o debate “A Renúncia do Papa e a Igreja”. Oencontro, promovido pelo Departamento de Teologia da PUC e pela Cátedra Joseph Ratzinger e conta com a presença do arcebispo Dom Orani João Tempesta. Confira a entrevista com o diretor do Departamento deTeologia da PUC-Rio, padre Leonardo Agostini sobre o evento.
Testemunho de Fé (TF) – Por que o Departamento de Teologia decidiu realizar um debate sobre a renúncia do Papa?
Padre Agostini – A renúnciade Bento XVI foi uma surpresa, comoveu e causou um forte impacto dentro e fora da Igreja Católica. Este fato suscitou muitas interrogações, especulações e tem gerado muitas dúvidas. A coberturamassiva da mídia nacional e internacional comprova a importância do ato realizado pelo nosso querido Papa Bento XVI. A sua renúncia atraiu, também, a atenção para a nossa arquidiocese, que se prepara para aJornada Mundial da Juventude, a se realizar em julho deste ano.
TF – Qual a sua análise sobre os erros noticiados na imprensa?
Padre Agostini – A mídia, de um modo geral, continua buscandoespecular, a fim de que a notícia continue “quente”, criando e rendendo polêmicas. Se, por um lado, o Santo Padre afirmou os motivos que o levaram a tomar tão difícil decisão, por outro lado, parece que amídia não se contentou com tais motivos, e precisa ‘cavucar’, a fim de oferecer as suas diferentes versões do fato.
De uma hora para outra, muitos se tornaram especialistas no que diz respeito à pessoado Papa e ao futuro da Igreja Católica. É curioso, mas quando o Papa ou um bispo se pronunciam sobre questões de fé e de moral, muitos cerram os ouvidos. Neste momento, porém, muitos querem darpalpites sobre o Papa e a Igreja Católica.
TF – Qual a importância de uma reflexão profunda sobre esse momento único?
Padre Agostini – É um momento histórico da Igreja Católica! É um momento que clama...
tracking img