A religiao e o sentido da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Será que a vida só faz sentido tendo por base a religião?

Sofia Sousa
Escola Secundária Domingos Rebelo
10º ano de Filosofia
Turma B

Ao longo deste trabalho irei debruçar sobre aimportância que a religião exerce na vida do ser humano. Defendo que a religião é o suporte do sentido da existência humana.
Desde o início da humanidade que os povos mostraram curiosidade pelos fenómenosatmosféricos, as doenças, o nascimento e a morte. Então, por limitações do conhecimento, associaram a sua existência a algo superior, a um Deus, ou melhor, dizendo a vários deuses, o Deus do sol, oDeus da chuva, o Deus das colheitas... Logo, a religião desde os tempos primordiais, esteve presente na vida do Homem.
Segundo John Cottingham a vida humana só pode ser orientada por Deus, sem ele anossa vida não faria qualquer sentido, era uma vida sem rumo. Quem se opõe à sua opinião é o filósofo francês do século XX Jean Paul Sartre que não acredita em Deus, e diz que nós é que criamos anossa essência (conhecimento intelectual), ou seja, somos os responsáveis pelo sentido da nossa vida.
Chegado a este ponto impõe-se que dê uma definição da religião. De um modo abrangente a religião,baseia-se num conjunto de crenças, valores, práticas ancestrais e na adoração de uma divindade. Estabelece uma ligação entre o homem e o divino.
Apesar de nos primórdios o ser humano serpoliteísta, não significava que tivesse mais ou menos fé do que nos tempos que decorrem, mas sim devido ao desconhecimento científico. Independentemente da religião (cristã, hindu, islamista), ou do local ondevivemos, o ser humano continua a sentir e a ter um forte apoio na religião para a sua existência. O ser humano deposita toda a sua fé em Santos, rituais, orações de modo a atingir os seus idiais (avida eterna, o perdão, o alívio da dor, o reconhecimento e o inesplicável).
Do ponto vista da ciência, a existência humana está relacionada com o desenvolvimento do cosmos e de todos os aspectos...
tracking img