A relevância dos impactos turíisticos

968 palavras 4 páginas
A RELEVÂNCIA DOS IMPACTOS TURÍSTICOS
CAMILA MOROMIZATO BARRETTO, Margarita. A contribuição da antropologia ao planejamento e compreensão do turismo. Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do sul. |

O texto "A contribuição da antropologia ao planejamento e compreensão do turismo", escrito por Margarita Barretto, da Universidade de Caxias do Sul, busca analisar o fenômeno turístico e a sua imprevisibilidade, de como o turismo pode ser planejado com estudos socioantropológicos e as coontribuições que estes causam. Então, segue abaixo a síntese do texto.
Segundo o texto, os principais estudos do turismo são voltados às ciências econômicas, que analisam o crescimento e a movimentação de capitais, ou seja, a "indústria do turismo". O turismo consiste no deslocamento das pessoas de sua residência para outro lugar em busca de lazer, tendo disponível os recursos e serviços para determinada visitação. Estes equipamentos são parte dos negócios turísticos, e que os turistas usufruem para a preparação da sua atividade. Como diz no texto, os negócios no turismo são apenas uma parte deste fenômeno, deve-se pensar tanto no âmbito econômico quanto na dimensão antropológica, ou seja, o dinheiro e os turistas. É um sistema aberto e abrangente, em que é realizada pelos homens em sociedade, e não isoladamente. O turismo é imprevisível, mesmo que haja um planejamento, não dá para prever a reação dos turistas no local visitado, nem como a população que os hospeda irá recebê-los.
Os equipamentos e serviços é a oferta que os turistas vão consumir, ou seja, a "indústria turística", que é rizomática e pouco previsível. A cada nó do rizoma, surgem novo negócios, e quanto maior a criatividade dos empreendedores, menor a previsibilidade. Cada vez mais, os recursos aumentam, em relação aos transportes, hospedagem e agenciamento que formam o tripé do turismo, estes podem ser vistos como um nó de um rizoma e que foram se estendendo ao longo dos séculos.
Então, uma forma de se

Relacionados