A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA E SUA INTERFERÊNCIA NO DESEMPENHO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – NA VISÃO DO PROFESSOR

4103 palavras 17 páginas
A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA E SUA INTERFERÊNCIA NO DESEMPENHO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – NA VISÃO DO PROFESSOR.

Érika
Sandra
Vanderleia

Faculdade Educacional da Lapa – FAEL
Curso de Licenciatura em Pedagogia

RESUMO
O presente artigo trata de um assunto tão importante e ao mesmo tempo tão complexo, que é a relação família/escola e as interferências que esta relação causa no desenvolvimento integral da criança. Baseado em uma intensa coleta de dados com professores da Rede Pública e Privada de Ensino, além de observação participante em reuniões de pais e mestres e observações diárias como parte deste grupo ao qual pertencemos, ficou constatado que esta relação se dá de forma distinta na rede pública e privada e até mesmo de escola para escola. Vários fatores contribuem para essa realidade. A maioridade que se apresenta no decorrer dos anos escolares, a diversidade cultural e sócio-econômica e a mais intrigante de todas que é a inversão de papeis que aflige hoje a escola e a família. É notório que muito tem feito (ou pelo menos tentado fazer) para melhorar essa relação, por parte da escola e uma minoria da sociedade que também já percebeu os benefícios que essa relação traz à criança. Mas ainda assim, há muito o que fazer e acima de tudo, definir o que compete a cada um desses grupos (escola e família), desempenhar fonte ao foco principal neste cenário: o aluno. Pois está comprovado que quando há afinidade entre ambas as partes, o reflexo positivo fica evidente no desenvolvimento do aluno.

Palavras-Chave: Escola; Família; Participação; Aprendizagem; Resultados.

INTRODUÇÃO

A escola hoje reclama da ausência da família no acompanhamento da vida escolar da criança, alegando ser esta não o único, mas um das principais causas do fracasso escolar dos seus alunos.
Para entender essa preocupação que tanto aflige os educadores, foi realizada uma intensa pesquisa junto aos educadores regentes do 5º ano do Ensino Fundamental na

Relacionados

  • A orientação educacional em uma dimensão psicopedagógica
    16449 palavras | 66 páginas
  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • ElainiCGSilva Doc 2011 V11
    104313 palavras | 418 páginas