A RELAÇÃO DE CONTRASTE MARCADA PELA CONJUNÇÃO E NO PORTUGUÊS ARCAICO E ATUAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA RST

3874 palavras 16 páginas
A RELAÇÃO DE CONTRASTE MARCADA PELA CONJUNÇÃO E NO PORTUGUÊS ARCAICO E ATUAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA RST

RESUMO: O objetivo deste trabalho é investigar, a partir da Teoria da Estrutura Retórica do Texto (RST) e de pressupostos funcionalistas, a atuação da conjunção tradicionalmente classificada como aditiva e como marcador linguístico da relação retórica de contraste na micro e macroestrutura textual. O corpus escolhido é composto por duas sincronias do português: do português arcaico dos séculos XIII-XIV, sete textos da obra Vidas de Santos de um Manuscrito Alcobacense; do português atual, dois diálogos entre informantes do projeto NURC-RJ.

PALAVRAS-CHAVE: estrutura retórica do texto, relação de contraste, conjunção e.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Dentre as diversas teorias que estudam a língua, o Funcionalismo defende a importância de se levar em consideração fatores pragmáticos, como as intenções do falante, buscando compreender a relação entre gramática e discurso (CUNHA, 2008). Para Pezatti (2004), essa teoria parte do princípio de que toda explicação linguística deve ser buscada na linguagem em uso, o que torna obrigatória “a tarefa de explicar o fenômeno lingüístico com base nas relações que, no contexto sócio-interacional, contraem falante, ouvinte e a pressuposta informação pragmática de ambos” (PEZATTI, 2004, p. 168).
Conforme Cunha (2008), a essência do Funcionalismo está na investigação de como o contexto de uso motiva as estruturas sintáticas, já que, para essa vertente teórica, “a língua não constitui um conhecimento autônomo, independente do comportamento social, ao contrário, reflete uma adaptação pelo falante às diferentes situações comunicativas” (CUNHA, 2008, p. 158).
A RST, Teoria da Estrutura Retórica do Texto, uma das vertentes do Funcionalismo, é uma teoria descritiva que busca caracterizar as relações que ocorrem no texto no nível discursivo. De acordo com essa teoria, além do conteúdo explícito veiculado pelas

Relacionados