A Rela O Entre A Teoria De Piaget E Vygotsky Atividade Avaliativa 2 PDA

601 palavras 3 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Curso: Licenciatura Letras-Português
Pólo: Acrelandia AC
Turma: “F”
Atividade avaliativa 2: A relação entre a teoria de Piaget e Vygotsky- PDA
Aluno/a: Fabia Lohaynny Negrelli Pereira

A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA DE PIAGET E VYGOTSKY

Piaget e Vygotsky revolucionaram as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo e tinham o objetivo de compreender o funcionamento psicológico do homem. Interessaram-se também pelas relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecer. Considerou-se um epistemólogo genético porque investigou a natureza e a génese do conhecimento nos seus processos e estágios de desenvolvimento.

Cito aqui algumas importantes comparativas de Piaget e Vygotsky:
São interacionistas, isto é, estão atentos para relevância das conexões entre o individuo e meio na elaboração dos processos de faculdade morais e intelectuais.

São construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual, ou seja, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio. Eles também salientam a necessidade de compreensão do princípio dos processos cognitivos.

Dizem que é importante que se respeite o nível da criança na colocação mínima e máxima para cada ensinamento.

Ambos empregam métodos que empregam qualidades que buscam compreender os fenômenos psicológicos em sua dinâmica e não somente resultados isolados declarados em estatísticas, por isso afirmam que a imaginação surge da ação, o que é importante na formação da consciência.

Porém, Vygotsky privilegia o ambiente social. Reconhece que se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Não aceitando uma visão única e universal do desenvolvimento humano, enquanto que Piaget privilegia a maturação biológica. Aceita que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula o desenvolvimento em sequencia fixa e universal de estagio.

Quanto à

Relacionados

  • Anais Vers Opreliminar
    161212 palavras | 645 páginas
  • Apostilapedagogica2011
    285611 palavras | 1143 páginas
  • Resumo de expectativas da educação étnico-racial
    203807 palavras | 816 páginas