Título: A Relação Entre o Indivíduo e a Sociedade
Aluno: Mariana Foltran Pizzinatto
Disciplina: Psicologia Organizacional

Relações entre o indivíduo e o social

Acredito que as atitudes nãonascem conosco, são adquiridas no processo de integração do individuo com a sociedade. Ao nascer, a formação – passagem do ser biológico a ser social – do individuo é estimulada pela mãe, é nela queeste se molda, se espelha, se descobre. Neste contexto, a mãe é responsável pela introdução da criança na sociedade, onde o individuo começa a se identificar com o grupo ao qual pertence – família,amigos, escola, trabalho – muito importante para sua formação e socialização. Aqui, ele terá um contato com a cultura e as crenças de cada grupo.

Durante a adolescência, a instituição de ensino, oscolegas e os veículos de comunicação assumem um grande papel na formação de novas atitudes e no reforço ou abandono das que já existem, sendo um fator constante e decisivo, porque torna os indivíduosmais sujeitos à mudança, uma vez que os questionamentos a cerca dos valores, da família, da sexualidade, da própria sociedade estão à flor da pele.

Com o ingresso na vida adulta, as atitudestornam-se mais reflexivas, embora neste momento da vida as idéias, os valores, as crenças, tendem a se cristalizarem sendo mais difícil a mudança. Cada indivíduo tem a sua identidade e liberdade,condicionadas ao meio em que vivem, adequando-se às regras e normas impostas. Quando o individuo não consegue se adequar ao meio, a sociedade dispõe de recursos de ressocialização, como por exemplo, para oscasos de dependentes químicos, alcoólicos, detentos,...

Complexidade do viver coletivo

As pessoas, por mais diversificadas que sejam, apresentam socialmente um comportamento distinto do queexpressariam se estivessem isoladas, pois imersas na massa elas se encontram imbuídas de uma mente coletiva. É esta instância que as leva a agir de forma diferente da que assumiriam individualmente.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). A relação entre o indivíduo e a sociedade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Rela%C3%A7%C3%A3o-Entre-o-Indiv%C3%ADduo-e/31665.html

MLA

"A relação entre o indivíduo e a sociedade" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Rela%C3%A7%C3%A3o-Entre-o-Indiv%C3%ADduo-e/31665.html>.

MLA 7

"A relação entre o indivíduo e a sociedade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Rela%C3%A7%C3%A3o-Entre-o-Indiv%C3%ADduo-e/31665.html>.

CHICAGO

"A relação entre o indivíduo e a sociedade." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Rela%C3%A7%C3%A3o-Entre-o-Indiv%C3%ADduo-e/31665.html.