A relação entre neoliberalismo e globalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NEOLIBERALISMO E GLOBALIZAÇÃO

Assim como a maioria das discussões acerca da política, tanto o Neoliberalismo quanto a Globalização tem seus aspectos positivos e negativos.
Tendo em vista que aglobalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo e a extrapola as relações comerciais e financeiras, faz com que as pessoas conheçamaspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. A globalização também favorece o barateamento da produção industrial e em conseqüência trás a tona a necessidade do neoliberalismo.
Poroutro lado, a humanidade torna-se padronizada acarretando prejuízo na diversidade da natureza e do homem. O mundo é, então, a globalização da produção, dos mercados e das culturas que anulam as antigasregionalidades e a identidade cultural das suas civilizações. Não se pode negar que a competição desigual no mercado globalizado destrói as empresas nacionais, que não têm recursos para enfrentar estasgrandes empresas. O que obteremos é um alto grau de desemprego e a miséria nas populações da periferia do sistema, enquanto os países hegemônicos serão os grandes beneficiários do modelo.
Rodeado depolêmica e defensores veementes, esta prática político-econômica denominada Neoliberalismo é baseada nas idéias dos pensadores monetaristas. Estes, começaram a defender a idéia de que o governo jánão podia mais manter os pesados investimentos que haviam realizado, pois agora tinham déficits públicos, balanças comerciais negativas e inflação. Defende-se assim, uma redução da ação do Estado naeconomia, afirmando que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem.
Já os críticosao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas de grande porte. Afirmam que os países pobres ou em processo de desenvolvimento sofrem com os...
tracking img