A relação da família na escolha da mulher em sua inserção no mercado de trabalho

Páginas: 12 (2995 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
A RELAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA MULHER EM SUA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Resumo


O presente estudo consiste em uma revisão teórica a cerca de alguns aspectos pertinentes aos diversos autores que se propõem a conceituar a mulher, estabelecendo uma relação destes conceitos com papéis atribuídos à mulher no mercado de trabalho. O objetivo principal deste estudo é discutir e analisarcomo a família influencia a vida profissional de mulheres que estão inseridas no mercado de trabalho atual. Para este fim foi realizada uma revisão teórica com objetivo de um panorama de como as mulheres se organizam no mercado de trabalho tendo a família nesse contexto. Através deste estudo pode se reunir e apresentar aspectos sobre a representação do papel da mulher no mercado de trabalho. Sobuma visão de que esta mulher que trabalha fora de casa arca com a dupla jornada exercendo uma atividade doméstica que não é reconhecida como trabalho e a de contribuir para a renovação da força de trabalho já que é a nossa nação hoje é formada por boa parte feminina, gerado de renda e se tornando um forte eixo na economia brasileira a importância deste trabalho é retratar qual o papel da mulher nomercado de trabalho demosntrando quais foram as causas e impactos que isto trouxe para o cenário familiar.

Descritores: mulher, mercado de trabalho, trabalho-família.


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem com objetivo reunir e apresentar dados sobre a representação da mulher no mercado de trabalho, a contribuição dos seus rendimentos para a renda domiciliar e o impacto desses rendimentospara a família e a desigualdade da renda familiar.
Através deste estudo pode-se reunir e apresentar dados sobre a representação do papel da mulher no mercado de trabalho. Sob a visão de que esta mulher que trabalha fora de casas arca com a dupla jornada exercendo um atividade doméstica que não é reconhecida como trabalho e a de contribuir para a renovação da força de trabalho._________________________________
Universitária 9º período do Curso de Psicologia - UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira - Rua Marechal Deodoro, Niterói – RJ.
e-mail:fernandabonvini@yahoo.com.br

No decorrer deste artigo será possível verificar toda a organização necessária para que a mulher exerça vários papéis simultaneamente e quais os impactos que isto pode ocasionar, já que até biologicamente amulher tem órgãos que conseqüentemente demandam mais atividades, e em muitos casos debilidades para o exercício de algumas funções mas, como uma prova de exacerbada resistência física a mulher ainda que em dias de fluxo menstrual fortes, em períodos pós-parto, ou até mesmo durante o exercício de suas tarefas profissionais consigam conjugar esta dupla jornada.
Para Lobo (1991) defini bem, quandoressalta a relação da mulher com socialização e o mercado de trabalho concluindo sua afinação nas duas tocantes:“ a subordinação de gênero, a assimetria nas relações de trabalho masculinas e femininas manifesta-se não apenas na divisão de tarefas, mas nos critérios que definem a qualificação das tarefas, nos salários, na disciplina do trabalho.” (p.188)
Nas primeiras décadas do século XIX, viu-seuma parcela significativa de trabalhadoras atuando no espaço público. Foram os primórdios da industrialização no Brasil e um momento de extrema importância para o futuro do trabalho feminino no Brasil.
Aburdene e Naisbit (1994), abordaram a nova realidade que vem se desenhando nos últimos 25 anos. Para os autores megatendência pode ser compreendida da seguinte maneira: “uma tendência se tornamegatendência quando um paradigma social aceito, isto é, dominante, não tem mais sentido e é substituído por outro. É uma idéia cujo momento chegou”. Para os autores, na mesma proporção em que as mulheres têm conquistado poder econômico e político, elas criam novas instituições baseadas em novos valores mais voltados a fatores humanísticos. As megatendências, segundo os autores, apontam para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inserção da mulher no mercado de trabalho
  • A inserção da mulher no mercado de trabalho
  • Inserção da mulher no mercado de trabalho
  • A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
  • Inserção da mulher no mercado de trabalho
  • O MERCADO DE TRABALHO E A INSERÇÃO DA MULHER
  • Inserção da mulher no mercado de trabalho
  • A inserção da mulher negra no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!