A relação da bioquimica com o filme oleo de lorenzo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme óleo de Lonrenzo baseado em fatos reais retrata uma diagnóstico muito raro que causa incurável degeneração do cérebro levando o personagem a obto em poucos anos essa patologia é a ADL . No filme, o menino leva uma vida normal mas durando os cinco anos de idade passou a ter vários problemas de ordem metal levando os médicos a ter esse diagnóstico, diante disso os pais se dispuseram asalvar a vida do filho pois ficaram frustados com o fracasso dos médicos e falta de medicamentos para essa doença decidindo então enfrentarem tudo , médicos, cientistas e grupos de apoio as familias que lutavam com esse problema.
A adenoleucodistrofia (ADL) é uma rara doença génetica e incurável está ligada ao cromossomo X recessiva que afecta a matéria cerebral branca e que está associadacom insuficiência adrenal. A doença afeta mais comumente os meninos durante a infância e apresenta , inicialmente , com ou insuficiência adrenal ou uma variedade de manifestações neurológicas, como o comportamento hipercinético, regressão neurológica, sudez neuros e atrofia óptica , embora a maioria dos pacientes , eventualente , desenvolver todo o quadro neurólógico. Como desmielinização dasubstância branca implacavelmente avança , o estado neurológico constantemente torna –se pior , resultando em incapacidade completa , estado vegetativo e morte.
Lonrezo apresentou todos os sintomas foi perdendo sua audição e a capacidade de poder falar e teve uma perda da visão , ficando em estado vegetativo mas seus pais incomformados resolveram se dedicar e estudar livros de medicina e artigoscientíficos da epoca buscando aprender e entender como as células do organismo funcionam. Passavam dias e noites em bibliotecas, mergulhados em livros . Diante disso , As dificuldades encontradas foram enormes, desde preconceitos de profissionais por serem eles leigos em Bioquímica e Medicina, à impossibilidade de realização de testes em humanos, de tratamentos ainda não autorizados pelo FDA (Foodand Drug Administration – Órgão que fiscaliza a saúde nos Estados Unidos).
A ADL está relacionada com a acumulação de muito longa cadeia de ácidos gordos nos plamas e nos tecidos , causadas por uma proteína de membrana peroxissomal deficiente, esta incluída no grupo das leucodistrofias . Na ALD, a atividade anormal dos  peroxissomo  leva a um acúmulo excessivo de ácidos graxos saturados de cadeia muitolonga (AGCML) constituídos de 24 ou 26 átomos de carbono em tecidos corporais, sobretudo no cérebro e nas glândulas adrenais . A conseqüência desse acúmulo é a destruição da bainha de mielina , o revestimento dos axônios  das células nervosas, afetando, assim, a transmissão de impulsos nervosos.
O tratamento de pacientes com a ADL devem ser testados periodicamente para a função glândulas adenais. A disfunção adrenal é tratada com esteróides. Um tratamento específico para a adrenoleucodistrofia ainda não está dispónivel, mas fazer uma dieta com baixo teor de ácidos graxos com cadeias muito longas e tomar óleos especiais , pode baixar o nível de acidos graxos em cadeias muito longas no sangue .  Os tratamentos dos sintomas da ALD incluem fisioterapia, apoio psicológico e educaçãoespecial. 
No filme , O tratamento sugerido pelos médicos (uma dieta rigorosa no controle dos ácidos graxos) mostra-se ineficaz, e seus pais resolve tomar de vez as rédeas da situação. a partir desse momento os pais do garoto passam a estudar ferrenhamente sobre os mecanismos de ação desta doença, no intuito de poder discutir com os médicos a melhor forma de tratamento para amenizar os sintomasapresentados por Lorenzo.Os pais descobriram o erro da dieta : quando o organismo não recebe ácido graxo do alimento , ele produz sozinho, através da biossíntese, então resolveram manipular um óleo , baseadono óleo de oliva, que não fosse prejudicial ao ser humano e enganasse o organismo.
Esse óleo não era a cura , mais barraca os efeitos da doença , pois o excesso de ácidos graxos destruía o...
tracking img