A relação da administração com a humanização no atendimento

Páginas: 5 (1064 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
INTRODUÇÃO
Compreender que o termo humanização deriva da palavra humanizar, que, segundo Ruth Rocha (1996), significa “tornar humano, educado, afável, civilizado” é fundamental para compreender as políticas e programas de
humanização da assistência em saúde. A humanização da atenção em saúde permeia a relação entre sujeitos de forma responsável, compromissada e acolhedora, respeitando direitose deveres de cada um. Atualmente as relações estabelecidas entre os sujeitos nos espaços de saúde e doença carecem de tais conceitos. Deste modo, torna-se relevante procedimento humanizadoras da gestão, assistência e produção do cuidado em saúde para o aprimoramento da qualidade dos recursos humanos e do acesso aos serviços.
A Política Nacional de Humanização (PNH) criada em 2004, procuramelhorar de forma sistematizada a gestão e prestação de saúde nos serviços públicos e privados, tendo como protagonistas os usuários, os profissionais de saúde e a área administrativa das instituições. Os princípios norteadores de tal política valoriza, estimula e favorece a subjetividade e o campo social nas práticas de atenção e gestão em saúde. Esta política ressalta estratégias e prioridades paradesenvolvimento de programas humanizadoras dentro e fora das instituições de saúde.
Ao longo dos últimos anos, o termo humanização tem sido utilizado com freqüência cada vez maior quando se fala de assistência a saúde e em especial quando se refere aos cuidados médicos. A humanização que ainda se consolida com um conceito é geralmente utilizado para designar uma forma de cuidar mais atenta tantopara os direitos de cidadania quanto para as questões intersubjetivas entre pacientes e profissionais, visando uma modificação de cultura do atendimento. Sua incorporação ao discurso de segmentos da população, de organização não governamentais, de profissionais de saúde e pelos formuladores de políticas públicas para o sistema de saúde tem se dado sob a forma ampliada de uma demanda por maiorqualidade de assistência.

2 HISTÓRIA DA HUMANIZAÇÃO
Na atualidade, muito se tem discutido sobre humanização, sobretudo no atendimento ao cliente, construindo-se em uma demanda crescente, que emerge da realidade no qual os usuários reclamam da falta de relações mais humanas entre organizações e usuários.
Em sentido lato, Pessini e Bertachim, conceituam o termo humanizar como sendo:Garantir a palavra a sua dignidade ética evidenciando a importância do diálogo entre nossos semelhantes. Sendo assim, é preciso que as palavras que o sujeito expressa sejam reconhecidas pelos outros. Sem a linguagem o ser humano se desumaniza reciprocamente. Sem comunicação não há humanização (PESSINI e BERTACHIN, 2004).
De fato a dimensão internacional, traduzida aqui na palavra, no diálogo, atenção ecortesia é fator determinante para a palavra humanização; pois sem comunicação não há humanização. A humanização depende de nossa capacidade de falar e ouvir, pois as coisas do mundo só se tornam humanas quando passam pelo diálogo com o outro.
Segundo Fortes & Martins, (2000), humanização é mudar os paradigmas de gestão, possibilitando aos profissionais o acesso e a participação mais efetivanos processos que envolvam um atendimento com cortesia, benevolência, simpatia e respeito. É promover, num estabelecimento, uma relação de ajuda.
Para Oliveira (2001), humanizar caracteriza-se em colocar a cabeça e o coração na tarefa a ser desenvolvida, entregar-se de maneira sincera e leal ao outro e saber ouvir com ciência e paciência as palavras e os silêncios. O relacionamento e o contatodireto fazem crescer, e é neste momento de troca, que humanizo, porque assim posso me reconhecer e me identificar como gente, como ser humano.
Com isso, observa-se que a humanização é um fator indispensável para resgatar a importância dos aspectos emocionais e indissociáveis dentro do ambiente organizacional, ou seja, possibilita o favorecimento das reais necessidades básicas que é inerente a cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Humanizaçao do atendimento em saude
  • humanização no atendimento à gestantes
  • Humanização e Atendimento ao cliente
  • Humanização no atendimento hospitalar
  • Humanização no atendimento ao idoso
  • Humanização no atendimento ao idoso.
  • humanização e atendimento hospitalar
  • humanizaçao em atendimento pediatrico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!