A reforma tecnicista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A REFORMA TECNICISTA







Érika Pase Londero
Luana Suéling Lenz
Mirian Barbieri



Santa Maria, RS, Brasil
2013






INTRODUÇÃO
O tecnicismo é uma tendência que chegou no Brasil na década de 1960, depois do golpe militar. Nada mais é do que a tentativa de implantar na educação as técnicas usadas na indústria capitalista, tendo como base o positivismo e o cientificismo.Sendo assim utilizou recursos como, por exemplo, a separação do setor de planejamento e de execução do trabalho, transformando o professor num técnico que obedecia um planejamento elaborado por outros técnicos. Seu impacto foi tão grande que até hoje vemos sua influência na educação do pais como por exemplo a elitização do ensino superior.

TECNICISMO
Essa tendência, que chegou ao Brasil coma ditadura militar, nada mais é do que a tentativa de aplicar na escola o taylorismo (modelo empresarial baseado da racionalização, permitindo a previsão e controle das fases da produção). Seu principal objetivo era preparar a educação às exigências da indústria numa sociedade capitalista, portanto precisava alcançar a eficiência e a produtividade, tendo sempre uma meta a cumprir. Para isso, aeducação tecnicista precisava ser racional, objetiva, organizada e eficaz.
Baseado na separação entre setor de planejamento e de tarefas das empresas, os professores eram técnicos responsáveis por passar aos alunos conhecimentos, eram assessorados por outros técnicos, que não estavam em contato direto com a sala de aula, mas mesmo assim planejavam as aulas e estipulavam objetivos. Dessa forma oconhecimento era passado de forma técnica e objetiva. Foram adicionadas disciplinas profissionalizantes, numa tentativa de aprimorar as habilidades do aluno através do treinamento. São utilizados meios tecnológicos de ensino, como filmes, computadores, telensino, slides entre outros. O “aprendizado” é a capacidade do aluno “entender” e repetir, sem abertura para debates.
O tecnicismo aplicado naeducação surge nos EUA e é importado pro Brasil, e para outros países latino-americanos, na década de 1960, quando a escola nova vinha sofrendo várias críticas e foram aceitas ajudas financeiras e técnicas dos norte-americanos. Com isso, os norte-americanos passaram a ter uma grande influência na forma de política desses países. Apesar disso, essa tendência, que tem como base o positivismo e ocientificismo, começou a se formar no século XIX.
O positivismo, de Auguste Comte, cultua a ciência como sendo a única manifestação legitima do infinito, e que tudo deveria ser colocado nesta, inclusive a educação (Fontana, 2001, p. 35). Assim, através da observações, raciocínio e experimentação o homem pode entender tudo, tanto fenômenos da natureza (antes atribuídos a forças sobrenaturais)quanto as relações sociais. Essa forma de analisar os fatos é herdeira do empirismo e objetiva. O cientificismo se forma com a aplicação do método experimental nos estudos de fenômenos humanos, que passam a ser chamados de ciências humanas. Essas duas tendências, baseada na crença na ciência, que geraram o tecnicismo.

SITUAÇÃO NO BRASIL NO INÍCIO DA DÉCADA DE 60
A escola tradicional vinha sofrendocríticas, o tecnicismo apareceu no Brasil nos anos 60, prometendo um melhoramento da educação através das técnicas utilizadas nas indústrias.
Desde a década de 1950 o Brasil havia sofrido industrialização e a mior parte da população era urbana, porém a demanda de mão de obra especializada não era suficiente para acompanhar esse crescimento devido a poucas vagas nas escolas. Nos anos 60, váriosmovimentos estudantis exigiam mais vagas nas escolas.
Em 1960 havia sido eleito de forma democrática o presidente Jânio Quadros e seu vice João Goulart, conhecido como Jango. Um ano depois, o presidente renunciou e o cargo ficou para João Goulart, que na época estava em visita oficial a China. Aproveitando sua ausência, os militares e partidos da oposição tentaram impedir a sua posso, pois...
tracking img