A reforma passos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A REFORMA PASSOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

O Rio de Janeiro do século XX, que na época era a capital do país, passou por uma imensa transformação urbanística emdecorrência do grande e acelerado aumento da economia do Brasil. Esta transformação tinha o objetivo de projetar a cidade na modernidade e consolidar o seu status decapital, apagando os rastros de um passado colonial profundamente implicado no tráfico de escravos. O embelezamento da capital também estava atrelado a idéia de atrair capitalestrangeiro para desenvolvimento da indústria nacional.
O prefeito da época , Francisco Pereira Passos, com a finalidade de saneamento e ordenação da malha decirculação viária demoliu casarões, abriu diversas ruas e alargou outras, permitindo assim um mellhor arejamento, ventilação e melhor iluminação do centro e ainda a adoçãode uma arquitetura de padrão superior copiada dos moldes franceses.
Ressalta-se como aspecto positivo da reforma a abertura de muitas oportunidades de empregos, amelhor circulação nas vias, o embelezamento da cidade, e também, o saneamento e as vacinações que finalmente mudariam a imagem de uma cidade internacionalmenteconhecida como cidade da peste.
Em contra-ponto com essas melhorias, o processo de modernização da capital federal lançou os mais pobres para as favelas pois provocou odeslocamento da população pobre do centro da cidade para outras áreas periféricas.
Se por um lado a reforma trouxe benefícios como uma boa qualidade de vida emelhorias no aspecto econômico e social da capital , pode-se afirmar que a população carioca sente na pele até os dias de hoje, o ônus acarretado pela modernização da cidade.
tracking img