A reforma ortográfica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Profª. Angela Cristina Catonio

A REFORMA ORTOGRÁFICA

Introdução

O objetivo Deste Trabalho é relatar sobre a Reforma ortográfica realizada sobre um acordo entre oito países países de língua portuguesa são eles Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste.
A LínguaPortuguesa que é um dos dos seis idiomas mais falado no mundo é de origem românica flexível derivada do latim vulgar um dos idiomas do império romano.
Em 1990 foi proposto um acordo ortográfico para criar uma norma ortográfica única, de que participaram na altura todos os países de língua oficial portuguesa. Porém só depois de muitas discussões diplomaticas só 2004 em São tomé e Principedurante a cupula de estados e chefes de governos da CPLP (Comunidades de Paises de Lingua Portuguesa) foram produzidas um Segundo protocolo modificativo ratificado pelo Brasil (2004), Cabo Verde (2005) e São Tomé e Príncipe (2006) e finalmente ratificada com a adesão de Portugal no ano de 2008, suas mudanças começaram a vigorar desde o dia 1º de janeiro de 2009
Esse Acordo é meramente ortográfico;portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países.

Países participantes


República de Cabo Verde:

História

As ilhas de Cabo Verde foramdescobertas por navegadores portugueses em Maio de 1460, sem indícios de presença humana anterior. Santiago foi a ilha mais favorável para a ocupação e assim o povoamento começa ali em 1462.
Dada a sua posição estratégica, nas rotas que ligavam entre si a Europa, a África e o Brasil, as ilhas serviram de entreposto comercial e de aprovisionamento, com particular destaque no tráfego de escravos. Cedo, oarquipélago tornou-se num centro de concentração e dispersão de homens, plantas e animais.
Com a abolição do comércio de escravos e a constante deterioração das condições climáticas, Cabo Verde entrou em decadência e passou a viver com base numa economia pobre, de subsistência.
Europeus livres e escravos da costa africana fundiram-se num só povo, o caboverdiano, com uma forma de estar e vivermuito própria e o crioulo emergiu como idioma da comunidade maioritariamente mestiça.

Recursos Econômicos

Os recursos económicos de Cabo Verde dependem, sobretudo da agricultura e da riqueza marinha. A agricultura sofre frequentemente os efeitos das secas.
As culturas mais importantes são o café, a banana, a cana-de-açúcar, os frutos tropicais, o milho, os feijões, a batata-doce e amandioca.
O sector industrial encontra-se em pleno desenvolvimento e podemos destacar a fabricação de aguardente, vestuário e calçado, tintas e vernizes, o turismo, a pesca e as conservas de pescado e a extracção de sal, não descurando o artesanato e a construção.
Assim, o comércio e o turismo, especialmente na ilha do Sal, produzem 69% do PIB. O sector secundário gera 17% do PIB. O país importa mais de80% dos alimentos que consome.

Geografia

Situadas a 455 Km da Costa Africana, as ilhas de Cabo Verde estendem-se por cerca de 4033 Km2. O arquipélago tem, de uma forma geral, um aspecto imponente e magestoso. Algumas ilhas são áridas, mas noutras a vegetação é exuberante, tropical.

População

A população residente no país é estimada em 434.263 habitantes, sendo uma população jovem commédia de idade de 23 anos. A taxa anual de crescimento demográfico e a de mortalidade são baixas, comparadas às taxas médias de outros países com rendimento médio. A esperança média de vida é de 62 e 65 anos, respectivamente para homens e mulheres.


Guiné-Bissau

História

O primeiro navegador e explorador europeu a chegar à costa da atual Guiné-Bissau foi o português Álvaro Fernandes,...
tracking img