A REENGENHARIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS IMPACTOS À CLASSE TRABALHADORA

3178 palavras 13 páginas
RESUMO

Foi no contexto da Segunda Revolução Industrial, marcada pelo surgimento de grandes indústrias (siderúrgicas, metalúrgicas, automobilísticas, petroquímicas, entre outras), que se desenvolveram novas formas de realização do trabalho.
Neste artigo, buscamos destacar as mudanças nos procedimentos trabalhistas, do taylorismo ao toyotismo, apontando os efeitos desses progressos na qualidade de vida e saúde do trabalhador da época e, mostrar algumas categorias atuais que ainda apresentam métodos destas estruturas associada à saúde do trabalhador contemporâneo.
1 INTRODUÇÃO
Todos os seres humanos são dotados de necessidades por bens ou serviços. Essas necessidades eram supridas por um sistema de produção familiar e de trocas, a chamada economia de subsistência.
Diante do desenvolvimento capitalista, que traz uma série de inovações tecnológicas, as economias de subsistência perderam força e, gradativamente, deram espaço ao surgimento de grandes indústrias.
As necessidades de trabalho, então, seguiram o modelo na nova economia e as mudanças organizacionais foram inevitáveis para acompanhar o ritmo desse desenvolvimento.
O comportamento do trabalhador diante das mudanças advindas do capitalismo, então, foi num primeiro momento hostil. Fato esse, pôde ser observado na Primeira Revolução Industrial com a resistência às maquinas, a sabotagem a elas, os atrasos e greves.
Nessa fase de implantação capitalista, é possível observar que o trabalhador detinha certo poder sobre a execução de suas atividades dentro da jornada de trabalho, apesar de longas e com condições precárias e os baixos salários.
Com sistema de proteção social ausente, a mão de obra estava predisposta aos graves e freqüentes acidentes de trabalho.
Na segunda Revolução Industrial, as mudanças vão além da simples introdução da máquina na produção.
Surge nesta nova fase capitalista, a intervenção no comportamento do trabalhador no que tange à execução de suas funções que outrora eram ensinadas

Relacionados