A rede e o ser

Páginas: 2 (476 palavras) Publicado: 17 de julho de 2012
RESUMO: PRÓLOGO: A REDE E O SER
UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz
Comunicação Social (Rádio e tv)
Disciplina: Oficina de Informática e Telemática
Acadêmica:Islani Almeida da SilvaTurma: 2008.1

Prólogo: A Rede e o Ser
Manuel Castells

O texto enfatiza que uma revolução tecnológica da informação está reconfigurando a base da sociedade aceleradamente, e não por acaso,originou-se e fundou-se em um período histórico de reestruturaçaõ global que o capitalismo está passando, para o qual foi uma ferramenta básica. Sendo assim, a nova sociedade emergente é capitalista e tambéminformacional. Por outro lado, simultâneo a todas as transformações, observa-se que o desenvolvimento ocorreu de forma desigual, e que as redes interativas de computadores, além de integrar globalmentea produção, está proporcionando a perda do significado do ser. Logo, a busca por identidades primárias (religiosa, étnica, etc) é a maior força de segurança pessoal num mundo conturbado, contudoocorre uma fragmentação social, à medida que as identidades tornam mais específicas, e portanto mais difíceis de compartilhar.
As "tecnologias da liberdade" explodiram em todos os tipos de aplicações eusos que, por sua vez produziram inovações tecnológicas, exemplos disso é o Arpanet norte-americano, predecessora da internet que tem por função criar um clube mundial de usuários de computadores ebancos de dados. E também, o Minitel dispositivo induzido pelo Estado Francês para conduzir a sociedade à informação, via Transpec, o minitel liga centros de servidores que podem ser questionados porterminais com pouca capacidade de memória. O Minitel , é portanto um sistema organizado que possibilita a existência de tarifas homogêneas e participação transparente nos rendimentos.
Com suapenetrabilidade em várias esferas da atividade humana, a revolução da tecnologia da informação possibilita analisar a relação entre tecnologia e sociedade que está eminentemente vinculado ao papel do Estado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A rede e o ser
  • PROLOGO
  • Resumo A Rede E O Ser
  • A Rede e o Ser Humano
  • O PRÓLOGO A REDE E O SER, DO LIVRO A SOCIEDADE EM REDE, DE MANUEL CASTELLS
  • Como podemos fazer uma wiki e uma rede social ser útil para uma empresa
  • UM ser
  • ser um ser

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!