A rede social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme: A Rede Social – Análise Crítica
1) Quais os fatores que podem ser identificados no filme como diferencial no processo decisório para o crescimento de uma organização?
O longa metragem tem como plano de fundo a Universidade de Harvard, onde os protagonistas são estudantes universitários que se juntam para colocar uma ideia em prática, e no decorrer do processo se deparam com situações queenvolvem decisões estratégias, administrativas, baseadas em comportamentos e princípios éticos, culminando em um enredo cheio de disputas, envolvendo colaboradores internos e externos, inclusive processos por roubo de propriedade intelectual.
A princípio, a inovação e a busca pela melhoria constante foram fatores que contribuíram para que o produto idealizado tomasse forma e fosse aceito pelopúblico-alvo. A dedicação, alinhada ao conhecimento técnico do personagem principal Mark Zuckerberg ao novo projeto, mostrados logo no início do filme, enquanto o resto da universidade curtia festas regadas a álcool, drogas e sexo, foram primordiais para o surgimento de uma idéia inovadora que se tornou hoje uma organização bilionária, é claro, que não se está discutindo aqui valores e princípioséticos de Mark com objetivo de que sua empresa crescesse.
Outro momento primordial para o crescimento do negócio, se deu com a entrada do personagem Sean Parker, um dos criados do Napster, que convence Mark que é possível ganhar dinheiro com o site e iniciam uma parceria. A partir daí, o negócio foi impulsionado, pois ambos procuraram mais investidores visando melhorar o produto e atingir novosmercados.
2) Quais as vantagens e desvantagens encontradas no filme de acordo com as decisões tomadas? O que pode ser utilizado como exemplo dentro de uma organização?
A ambição e a ganância de Mark, fez com que ele aperfeiçoasse seu negócio, e consequentemente prosperasse, mesmo que fosse necessário passar por cima de seus parceiros e amigos que se dedicaram no início do projeto. Denúncias deplágio, quebra de contratos, entre outros fatores, podem ter contribuído para o sucesso do Facebook, mas trazem hoje em dia uma imagem negativa do seu fundador, que parece não ter escrúpulos para conseguir o que precisa. A atitude desregrada e ensimesmada de Mark no passado, pode, nos dias de hoje, afastar futuros parceiros e investidores para o seu negócio.
A persistência e a dedicação, mostradas emcenas que Mark passava noites sem dormir trabalhando em busca de seu objetivo, podem servir de exemplo para alunos e profissionais, mostrando que não basta ter conhecimento técnico, ser empreendedor ou possuir capital financeiro para se chegar onde quer, mas é preciso “suar a camisa”, para que você possa colher bons frutos no futuro.
3) O que você pode dizer com relação a: “ir além do habitual, docomum”, “Ousar pode ser um diferencial”.
Os dois termos supracitados são expressões utilizadas por pessoas empreendedoras, onde estão dispostas a correr risco em busca de recompensas, cultivar novas idéias para transformá-las em fatos, a serem flexíveis, e terem a mente aberta à novas oportunidade de mercado.
Num mercado tão competitivo e globalizado, onde milhares de empresas e idéias novas sãocolocadas no mercado todos os dias, a ousadia deve ser uma das características para que empresas consigam se diferenciar das demais, atraindo novos clientes e fidelizando os atuais.
4) Quais as contribuições que podem ser tiradas do filme para o seu crescimento profissional e pessoal?
O filme aborta temas como conduta ética, empreendedorismo, rede de contatos e amizade. Se discutirmos sobreética, após assisti-lo, podemos nos deparar com o seguinte questionamento: Até que ponto a ética pode atrapalhar o seu negócio ou sua vida pessoal? Acredito que o direcionamento dessa resposta devesse muito aos valores e princípios da pessoa, onde a educação e grupo social podem ser considerados alicerces na construção de uma personalidade. Em relação ao roubo de idéias e traição, podemos...
tracking img