A reconquista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Reconquista (também referenciada como Conquista cristã) é a designação historiográfica para o movimento ibérico cristão com início no século VIII que visava à recuperação dos Ibéricos cristãos das terras perdidas para os invasores árabes durante a invasão muçulmana da península Ibérica.
Houve resistência em várias partes da Península e os muçulmanos não conseguiram ocupar o norte, onderesistiram bravamente muitos refugiados; aí surgiria Pelágio (ou Pelaio) que se pôs à frente dos refugiados, iniciando imediatamente um movimento para reconquistar o território perdido, houve retrocessos, como em Portugal que quase terminou sua Reconquista em 1187, mas o sul foi invadido pelos Almóadas do Norte da Africa ou no século X devido as constantes Razias Islâmicas e entre outros, a desuniãoibérica favoreceu bastante os muçulmanos.
Os Reinos Ibéricos eram monarquias feudais, era eficiente para combater incursões muçulmanas e razias mas dificultava o processo de Reconquista devido a desunião e as guerras feudais. A ocupação das terras conquistadas fazia-se com um cerimonial: cum cornu et albende de rege, isto é, com o toque das trombetas e o estandarte desfraldado.
A ideia de guerrasanta, pela cruz cristã, só veio a surgir na época das Cruzadas (1096) e já em 1085, os Reinos Ibéricos já haviam reconquistado mais da metade da Península Ibérica. A reconquista de todo o território peninsular durou cerca de sete séculos, só ficando concluída em 1492 com a tomada do reino muçulmano de Granada pelos Reis Católicos.
Em Portugal, a reconquista terminou antes com a conquista definitivada cidade de Faro pelas forças de D. Afonso III, em 1249, o extremo sul do país estava completamente despovoado, a população se encontrava no centro-norte até o sul de Évora e Santiago do Cacém, o Algarve foi repovoado na segunda metade do século XIII.
Por volta do ano 711 toda a península Ibérica seria invadida por hordas Berberes, comandadas por Tarik ibn-Ziyad, obrigando os Visigodos arecolher-se principalmente nas Astúrias, uma região no Norte da península, que, pelas suas características naturais, colocava grandes dificuldades ao domínio muçulmano. Além disso, os muçulmanos podiam contornar essa região pois estavam mais interessados em atravessar os Pirenéus e derrotar os Francos, do outro lado, visto terem como objectivos conquistar todos os territórios à volta do Mediterrâneo, oque acabou por não acontecer, pois foram derrotados pelos tais Francos.
Assim, o período compreendido entre 711 e 1492 foi marcado, na península Ibérica, entre outros fatos, pela presença de governantes muçulmanos. Em nome da recuperação da região, ocorreu um longo processo de lutas, considerado por alguns como parte do movimento de cruzadas, resultando finalmente na completa reconquista doterritório por parte dos cristãos.
Durante esta fase, dá-se o nascimento do Reino de Portugal e de diversos outros reinos na Península Ibérica, tal como, o Reino dos Algarves pertencente ao primeiro. Enquanto Portugal já em 1168 tinha seus limites muito próximos dos atuais, a unificação da Espanha deu-se de forma gradual; até hoje ainda existem movimentos separatistas.
A revolta
Antes de 750, ossoldados berberes, que se acantonavam nas terras mais ao norte, revoltaram-se contra os árabes: estes eram pouco numerosos e chamaram tropas sírias, que dominaram a revolta. Em 718, Pelágio, chefe dos Visigodos, aproveita a desorganização muçulmana e dá início a um processo de reconquista dos territórios hispânicos, que iria durar cerca de seis ou sete séculos.
Não se sabe muito sobre Pelágio: o nomenão é gótico: os autores de pequenas crónicas escritas pelo fim do século IX e no X procuram relacioná-lo com os antigos reis visigodos, para estabelecerem uma relação entre os guerrilheiros montanheses e a «restauração» do cristianismo em Espanha. Um escritor árabe coevo diz que se tratava de um galego. Um historiador moderno supõe que seria um servo que se conseguiu impor aos companheiros no...
tracking img