A reconquista e os judeus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Reconquista e os judeus:

Para entendermos a relação dos judeus com o processo de Reconquista, é necessário que entendamos, resumidamente, o que foi a Reconquista: foi o processo históricoocorrido durante a Idade Média onde os cristãos ibéricos retomaram a Península Ibérica da mão dos reinos muçulmanos.
A Reconquista se deu por meio de várias guerras entre os reinos cristãos remanescentes eos reinos muçulmanos ao longo de muitos anos, de modo que esta trouxe mudanças para os judeus que viviam na região, mesmo os que permaneceram sob domínio muçulmano. No sul da península, muitos doslíderes muçulmanos mudaram sua postura para com os judeus, forçando sua conversão, designando roupas específicas e os proibindo de realizar transações comerciais de grande porte. Isto causou a fuga devários judeus para o norte.
Com o avanço dos exércitos ibéricos, os judeus passaram a estar sob domínio dos cristãos; até o século 14, os judeus prosperaram em suas comunidades, porém a partir desteséculo o antissemitismo começou a crescer, fomentado por alguns monges católicos. Em 1348, houve um surto da Peste Negra, a peste bulbônica, e muitos atribuíram-na aos judeus, já que estes tendiam amorrer menos da doença e suas reais causas eram desconhecidas. No final do século, o preconceito havia crescido de forma tão absurda que muitas revoltas anti-judaicas começaram a ser realizadas em todasas grandes cidades da Península Ibérica, assim como ataques às comunidades judaicas. A situação se tornou tão perigosa para os judeus que muitos resolveram se batizar como católicos para escaparem damorte, sendo então conhecidos como ‘cristãos novos’; esta conversão não foi tão eficaz quanto se desejava, pois os cristãos novos continuaram sendo invejados pelo seu progresso, e sua conversão nãoimpediu que se suspeitasse de que continuavam praticando ritos judaicos em segredo.
No século 15, os reinos de Aragão e Castela se uniram, e isto deu início a uma nova onda de antissemitismo, já...
tracking img