A Reciclagem Na Rea Do Design1

337 palavras 2 páginas
A RECICLAGEM NA ÁREA DO DESIGN

Reciclagem é um conjunto de técnicas a reaproveitar materiais que antes seriam descartados e causariam grande impacto ambiental, assim, serão reintroduzidos no ciclo produtivo, trazendo benefícios ambientais e sociais, pois reduz o consumo de recursos naturais e quando economiza energia e água e dá emprego a milhares de pessoas.
A reciclagem de artigos após seu uso é grande solução à sustentabilidade, porém, por conta do design haviam limitações em certos aspectos. Diante de determinadas limitações surgiu o EcoDesign, que é todo o processo que tem como objetivo principal projetar ambientes, produtos e serviços que de alguma forma irão reduzir o uso dos recursos não-renováveis ou diminuir o impacto ambiental dos mesmos durante seu ciclo de vida.
Atualmente é o EcoDesign usado pelas empresas para reduzir a produção de resíduo e economizar custos, atendendo assim as novas necessidades sociais, destacando-se o desenvolvimento sustentável, pois, visa o desenvolvimento de produtos com tecnologia limpa e ecologicamente corretas desde seu design até os materiais utilizados. Assim os materiais utilizados serão aqueles que tem baixo impacto ambiental, que poluem menos, que não sejam tóxicos, que venham de produções sustentáveis ou sejam reciclados e que necessitem de menos energia à sua produção.
Com isso, as consequências positivas são diversas e destacamos a diminuição no consumo de energia nos processos de fabricação (o que é consequentemente uma diminuição no impacto ambiental), os produtos são mais duráveis e tendem a durar mais tempo, gerando assim, menos lixo. Além da reutilização, onde os produtos sobrevivem ao seu ciclo de vida, podendo ser reaproveitados em funções secundárias em relação as funções de seu primeiro uso.
A reciclagem é o meio ao desenvolvimento sustentável, e o design reciclável representa grande avanço à sustentabilidade, respeitando às 5 leis que inicialmente surgiram como os 3 “R”s, quais sejam, Reduzir,

Relacionados