A Rebeli O Da TOGA Atual

889 palavras 4 páginas
Universidade Federal do Tocantins

Resenha Crítica: A Rebelião da Toga
Processo Civil II Rafael Rodrigues Silva 2008115086

RESENHA

NALINI, José Renato. A rebeliáo da Toga. 2 ed. São Paulo, Millenium, 2008

Ante a atual conjuntura sócio-cultural brasileira, em que os valores existentes tornam as Instituições Públicas cada vez mais desacreditadas, o magistrado brasileiro passa a ter papel fundamental na realização da justiça e promoção da ordem. No entanto, muitos obstáculos são encontrados ao longo de sua carreira. Dominá-los, exercer o autoconhecimento e administrar suas deficiências é essencial para o seu sucesso.

Nalini apresenta alguns desafios do magistrado no Brasil e classifica-os em materiais, filosóficos e éticos.

No âmbito material temos, como exemplo: a carreira propriamente dita; o acúmulo de processos; o excesso de funções; a estrutura atual do judiciário; a falta de canais comunicação, entre outros.

O desafio da carreira está diretamente ligado à capacidade do juiz na solução dos problemas jurídicos a ele destinado. Nesse sentido, em função de ter mostrado grande capacidade teórica para ingressar na carreira, alguns juízes podem sofrer alteração de alguns valores morais básicos do ser humano, como a perda da humildade e da paciência, além de outras características que lhe são fundamentais. O acúmulo de processos é oriundo da crescente demanda da sociedade atual, que busca cada vez mais seus direitos na justiça. O excesso de funções se origina da atuação administrativa do juiz, não compreendidas no estudo teórico do magistrado. A estrutura do judiciário, embora sejam notórios os avanços existentes dos tribunais, ainda deixa muito a desejar, tornando-se, um obstáculo a ser superado pelo magistrado.

No contexto filosófico do magistrado ocorre, cada vez mais, a forma racionalizada dos processos, impedindo o ato em si de filosofar. O que se percebe é que há um abandono da Filosofia nas gerações formadas na sociedade

Relacionados

  • Termoformados plásticos
    54894 palavras | 220 páginas