A qímica dos alimentos: produtos fermentados e corantes

1780 palavras 8 páginas
BARROS, Augusto Aragão de; BARROS, Elisabete Barbosa de. A Química dos Alimentos: produtos fermentados e corantes. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.

RESUMO
Augusto Aragão de Barros, Biólogo e Farmacêutico, atualmente mestrando do Programa de Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Já atuou nas áreas de microbiologia clínica, educação ambiental, etc. Elisabete Barbosa de Paula Barros, Doutoranda em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente, atua na área de tecnologia de alimentos, microbiologia de alimentos e fermentação. Em sua tese de Doutorado, Elisabete trabalha com bebidas fermentadas. Juntos, escreveram o livro, A Química dos Alimentos: produtos fermentados e corantes, o 4° volume dentre os sete, lançados pela Associação Brasileira de Química em comemoração ao Ano Internacional da Química-2011. Aborda de forma clara os riscos e benefícios que pode haver em alguns alimentos. Tendo em vista que a estética (das formas e cores) dos alimentos deixam as pessoas na dúvida do que comprar ou do que não comprar, pois os alimentos muitas vezes trazem formas atraentes, e que nem sempre é sinônimo de saúde, ou seja, nem sempre a forma arremete o conteúdo corretamente. Enfim, traz em uma linguagem simples e de fácil entendimento, a essência dos alimentos, as formas, e a explicação de como são produzidos na natureza.

1. DA QUÍMICA AO ALIMENTO
1.1 Citações
A Química é tão próxima de nós, tão presente no dia a dia, que não seria possível ter algo sem ela, desde uma simples pasta de dentes até o combustível de um caça arrojado; dos corantes das balas deliciosas aos detergentes de alto poder de limpeza que utilizamos na máquina de lavar. (2010, p. 15).

“... Pode parecer exagero, mas em nossa casa temos verdadeiros laboratórios de reações químicas acontecendo bem ao nosso lado: o banheiro e a cozinha...” (2010, p.16).
1.2 Parecer
Nesse capítulo, abordou-se o quanto a Química está

Relacionados