A quinta onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A quinta onda é a tecnologia interconectando cada vez mais coisas cada vez mais longe e, assim, tornando possível uma inundação de comunicação. As características do que está ocorrendo sãoradicalmente novas, mas o processo em si não tem nada de original. É apenas a manifestação atual de uma longa história, que vem se desenrolando há anos atrás. Atualmente a tecnologia está trazendo o biológicopara o primeiro plano das idéias. O mundo que está acabando é inspirado na precisão dos mecanismos de relógio. Esse é o mundo das ondas de ontem. A quinta onda é a biológica começando a se estenderpara os sistemas sociais (empresa, família, nações, sociedade em geral).

O mundo que está acabando é um mundo estático construído por recursos e "coisas" como exemplo: aço, ferro, eletricidade, vapor,petróleo... O mundo que está começando é um mundo de processos ou coisas que evoluem e se reconfiguram: software, rede, conexões.

O primeiro ciclo de Schumpeter começou depois que Newton criou anoção de ciência que temos hoje. O mundo newtoniano é um mundo máquina, coisa, engrenagem, chaminé. Um mundo “mecanismo de relógio tic-tac”. O tempo se desdobra previsivelmente. O futuro é só aextensão do passado. É o mundo do “especialista” que nos prepara para o amanhã, porque estudou e sabe da autoridade do padre, do professor, do médico, do cientista... O mundo da estabilidade, do emprego paraa vida toda

Darwin provou que as coisas vivas não são eventos, são processos. Ele diz que as espécies vivas e as formas delas que a gente vê no mundo são o que sobrou de uma longuíssima série detentativas e erros. Levante o tapete da história e você verá um gigantesco cemitério de tentativas frustradas de se ganhar a vida. O nome disso é seleção natural.

De acordo com Clemente Nóbrega:“Se conseguíssemos prever todas as conseqüências de nossas ações, a história seria uma perfeita e idílica harmonia de vontades livres. Seria o desdobramento de um projeto racional. Poderíamos então...
tracking img