A quinta historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A QUINTA HISTÓRIA

Leitura Superficial

Ao fazermos a leitura superficial do texto A Quinta História, verificamos que trata-se de um narrador – personagem que ao se queixar de baratas, recebe areceita de uma senhora para exterminá-las.
Todas as noites, como um ritual, ela preparava a mistura do veneno : açúcar, farinha e gesso em quantidades iguais.Espalhava o pó pela casa na intenção dematar as baratas. Ao acordar de madrugada o narrador – personagem observava como o veneno reagiu em cada “vítima” provocando sua morte.

Leitura Intermediária

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia,na aldeia Tchetchelnik, em 1920. Passou sua infância em Recife e na adolescência se mudou para o Rio de Janeiro.
Sua primeira obra foi o romance “Perto do Coração Selvagem”.
Em 1975 aceitourepresentar o Brasil no Congresso Mundial de bruxaria, na Colômbia. Sempre foi mística, supersticiosa e curiosa a respeito do sobrenatural.
Em 1977 soube que sofria de câncer,e na véspera do seu aniversáriomorreu em plena atividade literária, não havendo mais a possibilidade de concluir o conto com “A quinta história”.
Nesta mesma obra “A Quinta História” podemos afirmar que baratas são baratas? Naverdade as baratas representam as máscaras sociais que somos obrigados a usar em nossa vida.

A autora descreve no conto uma situação de crise, problemas e lutas internas por meio da conotação com asbaratas, que seriam esses obstáculos pelos quais passamos e que nos consome. É a representação da luta diária com a nossa consciência.
O conto se relaciona com as histórias “As mil e uma noites” e“Tecendo a
manhã” e com a tragédia ocorrida em Pompeia.


Leitura Profunda

O conto remete a luta do Eu lírico por sua vida, caracterizando o par dicotômico VIDA e MORTE. A autora tenta exterminaros sentimentos negativos que há dentro de si, que são representadas pelas baratas. Sua luta é positiva e representa a própria vida.
A morte é algo que vai além da destruição do corpo, é também...
tracking img