A Quinta Disciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
BUSINESS SCHOOL SÃO PAULO
Alexandro Rodrigo dos Santos

A Fábrica de Alimentos
Sumário
TOC \o "1-3" \h \z \u Objetivo PAGEREF _Toc400621544 \h 4Introdução PAGEREF _Toc400621545 \h 4Primeira Disciplina: Domínio Pessoal PAGEREF _Toc400621546 \h 5Segunda Disciplina: Modelo Mental PAGEREF _Toc400621547 \h 6Terceira Disciplina: Visão Compartilhada PAGEREF _Toc400621548 \h 6Quarta Disciplina:Aprendizagem em Equipe PAGEREF _Toc400621549 \h 7Quinta disciplina: O Pensamento Sistêmico PAGEREF _Toc400621550 \h 7O caso da Fábrica de Alimentos PAGEREF _Toc400621551 \h 8Conclusão PAGEREF _Toc400621552 \h 9Bibliografia PAGEREF _Toc400621553 \h 10
ObjetivoO objetivo deste trabalho é apresentar um resumo sobre o pensamento sistêmico que as organizações devem adotar para atingirem um patamar maiselevado de competitividade, através de uma abordagem e integração holística sobre os conhecimentos e ferramentas para esclarecer os padrões e ajudar-nos a ver como modificá-los efetivamente para melhor.
IntroduçãoEncontramos-nos em uma realidade extremamente complexa, na crescente necessidade de tomar decisões em contextos incertos e em constantes mudanças. A evolução contínua da tecnologia, dacomunicação e da informação são exemplos dessa realidade atual.
Para não ficarem para trás, as organizações, portanto, são obrigadas a responder e adaptarem-se a esses desafios. Devem ser capazes de adotar novos modelos organizacionais e novos paradigmas de gestão para assegurarem sua sobrevivência nesse meio Capitalista onde a concorrência é cada vez mais acirrada.
Nesse contexto, a tendênciaatual está na direção do “Learning Organization” (Organizações que aprendem), conceito inserido por Peter Senge no início da década de 90, fundador da “Society for Organizational Learning” e autor do livro “The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization (1990, rev. 2006)”.
Em 1997, a revista Harvard Business School considerou seu livro como um dos mais importantes emarcantes no domínio da gestão dos últimos 75 anos.
Uma conceituação muito boa sobre esse tema foi dita por Cláudio de Oliveira Cabral (Consultor em RH, pós-graduado em Comportamento Humano nas Organizações), Organizações que aprendem são "Organizações nas quais as pessoas são estimuladas continuamente a expandir sua capacidade criativa e obter os resultados que realmente as satisfaçam, onde há umapromoção na maneira de pensar das pessoas, fazendo com que haja um pensamento sistêmico e abrangente e criando a interligação entre as partes com o todo organizacional de forma comunitária, ou seja, as pessoas transmitem seus novos conhecimentos ao grupo e também aprendem com ele”.
De fato, esse é um conceito ambicioso, porém cada vez mais necessário para o sucesso das organizações. O LearningOrganization é uma mudança organizacional, uma nova filosofia que deve ser adotada por todos da organização.
A proposta do Learning Organization é o resultado da convergência entre cinco disciplinas, que quando colocadas em prática, podem transformar uma organização qualquer numa organização que aprende:
Domínio Pessoal: Aprendizado para a expansão das capacidades pessoais;
Modelos Mentais:Reflexão e esclarecimento da visão de mundo;
Visão Compartilhada: Estímulo e engajamento do grupo;
Aprendizagem em Equipe: A soma do todo é maior do que a soma dos talentos individuais;
Pensamento Sistêmico: Integração das outras disciplinas.
É importante salientar que essas disciplinas devem atuar em conjunto, onde o responsável por essa integração é o pensamento sistêmico.
Essas disciplinas nãopodem se restringir a altos níveis hierárquicos dentro de uma organização, pelo contrário, seu valor está justamente na captação e disponibilização de todo conhecimento adquirido por todos, não importando o cargo que ocupa. Nesse modelo não existem empregados, mas sim colaboradores.
Primeira Disciplina: Domínio PessoalO Domínio pessoal faz com que os indivíduos por meio do autoconhecimento possam...