A quinta disciplina

Páginas: 3 (737 palavras) Publicado: 10 de junho de 2012
A Importância de Saber Ouvir
A Importância de saber ouvir

Uma das maiores alegrias que se pode ter é com o nascimento de um novo ser. Quando nasce uma criança, a expectativa em torno dela éenorme. Seu futuro passa a tomar conta dos pensamentos dos seus pais. Daí desencadeia-se uma série de alegrias, o esboçar de um sorriso, a carinha de choro durante o inocente sono, os beicinhos de quemquer chorar... Tudo traz alegria.
O tempo passa rapidamente. Logo têm início as primeiras semipalavras. Em seguida, as palavras. Que alegria quando se ouve: "papa... mamã..." O incentivo para que acriança fale é grande. A alegria de ouvir o balbuciar das palavras, maior ainda. Isso tudo precede os primeiros passos, e assim se desencadeia o maravilhoso processo do crescimento.
A criança aprendetudo muito rápido. Logo está correndo, cheia de energia. Falante, faz inúmeras perguntas. Está sedenta de informações, porém... Não aprendeu a ouvir.

É mais fácil aprender a falar do que a ouvir.

Acomunicação é vital
“Saber ouvir é cultivar a difícil arte da empatia que é a habilidade de se colocar no lugar do outro” •
Em nossa primeira infância, não compreendemos a importância dacomunicação. Na medida em que crescemos, vamos compreendendo a necessidade da troca de informações e, independente da nossa vontade, acabamos por “aceitar” que algumas vezes temos que ouvir. Isto não significaaprendizagem. Pode-se ouvir apenas por necessidade ou por obrigação, e acaba sendo o famoso “entra por um ouvido e sai pelo outro”.
De repente, somos adultos e começamos a atuar no mercado de trabalho.Passamos pela família, escola e um novo mundo se abre a nossa frente. É hora de usar todo o nosso aprendizado, buscarmos informações e construirmos o futuro.
Infelizmente, poucos negociadores sãobom ouvintes. E negociadores que não sabem ouvir, perdem inúmeras oportunidades de fazer melhores negócios. As estatísticas mostram que o ouvinte normal só consegue entender e se lembrar de 50% de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Quinta Disciplina
  • A Quinta Disciplina
  • Quinta disciplina
  • a quinta disciplina
  • Quinta disciplina
  • A quinta disciplina
  • a quinta disciplina
  • quinta disciplina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!