A quinta disciplina

533 palavras 3 páginas
A QUINTA DISCIPLINA

A Organização que aprende provavelmente se tornaria uma nova coqueluche da administração. Tendo visto o desenvolvimento de modernismo semelhante (como a criação de visões compartilhadas).
Estabelecer uma posição quanto ao que era possível, uma posição que se tornaria um ponto de referencia ao longo do ciclo desenvolvimento do modernismo.
Sendo um pensador sistêmico incurável. O modernismo puro é caracterizado por rápido declínio e um colapso total do interesses depois que caem na obscuridade. Hula Hoops, Pet Rocks e muitas das novas idéias gerenciais da década de 80 (como os círculos de qualidade) tem uma coisa em comum uma vez que foram embora,não na obscuridade mesmo depois de passado o modismo. A estaca que queria fincar no solo estabeleceria o pensamento sistêmico, os modelos mentais, o domínio pessoal, a visão compartilhada, a aprendizagem em equipe e o dialogo como elementos inevitáveis do desenvolvimento das organizações que aprendem.
Reconhecer que as maiorias das novas idéias sobre gestão nos Estados Unidos ficam presas à dinâmica do ciclo do modismo leva a algumas questões serias. E se o tempo necessário para compreender, aplicar e finalmente assimilar as novas capacidades sugeridas por uma nova idéia for maior do que o ciclo de modismo? Se as organizações tiverem um período de atenção de apenas um ou dois anos. E possível aprender coisas novas que poderiam exigir cinco ou dez anos. A Quinta disciplina é mais radical do que o redesenho radical da organização – ou seja, que nossas organizações funcionam da forma que funcionam por causa de nossa forma de pensar e interagir. Só mudando nossa forma de pensar é que podemos modificar políticas e praticas profundas enraizadas.
É Vidal que as cinco disciplinas se desenvolvem como um conjunto. Isso é desafiador, pois é muito mais difícil integrar novas ferramentas do que simplesmente aplicá-las separadamente. Embora as ferramentas sejam novas, a visão de mundo subjacente é

Relacionados