A quinta disciplina no gerenciamento de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Quinta Disciplina no Gerenciamento de Projetos


Um projeto é uma oportunidade incrível para aprendizado conforme descrito por Peter Senge no seu best-seller dos anos 90, A Quinta Disciplina. Desde sua publicação o livro vendeu mais de um milhão de cópias e em 1997 foi reconhecido pela Harvard Business Review como um dos livros mais importantes de gerência dos últimos 75 anos. Em 1999o Journal of Business Strategy elegeu Dr. Senge uma das 24 personalidades com maior influência em estratégia organizacional nos últimos 100 anos.

Segundo Senge, o ciclo de aprendizagem nas organizações, ou em uma unidade de projetos, é mantido por cinco disciplinas :

* maestria pessoal - significa aprender e expandir as capacidades pessoais e criar um ambiente que estimule todos oscolaboradores a buscar e alcançar seus objetivos sem medo de errar. A palavra maestria deriva do sâncrito mah que significa o grande e que originou a raiz francesa da palavra maitre que significa o altamente qualificado. Para o gerente de projetos, o conceito de maestria pessoal se traduz em auto-conhecimento, desenvolvimento de um número de capacitações e o compromisso de auxiliar processo similar emoutros. Esta disciplina nos ajuda a compreender o que fazemos bem e o que podemos fazer melhor.

* modelos mentais - são imagens do mundo que construímos a partir das nossas vivências e por meio dos quais nos orientamos. O objetivo desta disciplina é rever nossos modelos mentais para ajustá-los à realidade. Segundo Dr. Senge nossos modelos mentais são "concepções enraizadas, generalizações eimagens que influenciam como compreendemos o mundo e como agimos ”

Em 1610, Galileu Galilei demoliu a concepção de que o Sol girava ao redor da Terra e foi condenado pela Inquisição sob o argumento de que sua afirmação era “boba, falsa e altamente herege “. O comentário de Galileo foi que “ eu não me sinto obrigado a crer que Quem que nos deu senso, razão e intelecto tivesse a intenção de que nãoos utilizássemos “ . Os modelos mentais são capazes de perenizar percepções equivocadas.

Para os gerentes de projetos os modelos mentais influenciam a maneira como os projetos são conduzidos. Os modelos mentais refletem a maneira como pensamos, como gerenciamos um projeto e como abordamos as pessoas e problemas.

* visão compartilhada - é estimular o engajamento do grupo em relação ao futuroque se procura criar e elaborar os princípios e as diretrizes que permitirão que esse futuro seja alcançado. As pessoas precisam ter um espaço para falar e serem ouvidas, para construir uma visão que vá ao encontro de suas aspirações e do futuro que desejam. Ao permitir várias visões pessoais, haverá uma maior possibilidade de explorar as diferentes perspectivas da realidade e do futuro;

*aprendizado em equipe - é transformar as aptidões coletivas de maneira que grupos de pessoas possam desenvolver capacidades maiores do que a soma dos talentos individuais. A eficácia não é resultado de um esforço apenas individual, mas sim resultado de ações sinérgicas, com um forte sentido de cooperação, relacionada ao desenvolvimento de habilidades coletivas e de ações coordenadas. A idéia básica daaprendizagem em equipe envolve a prática do diálogo, que tem o seu berço no dia-logos grego, que significa literalmente através da palavra, ou seja, aquilo que se cria quando um grupo de pessoas fala de tal modo que há um fluxo de idéias entre elas.

O fluxo é baseado em dois estados, o argumentativo e o investigativo. Infelizmente, no estado argumentativo, a maioria das discussões e debatesrapidamente se torna uma espiral de argumentos onde cada um dos lados polariza suas próprias posições. Ficamos presos na armadilha de escutar os outros tão somente para eliminarmos seus argumentos e reforçarmos o nosso próprio ponto de vista. No estado investigativo, o diálogo é substituído por perguntas e, freqüentemente, falhamos em compartilhar nossas próprias perspectivas. Neste caso, o nosso...
tracking img